quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Deadlock – The Re-Arrival (2014)

Por Rafael Menegueti

Deadlock - The Re-Arrival
Ainda não tão conhecida na cena do death metal melódico, os alemães do Deadlock são daquelas bandas que surpreendem pelo seu contraste. Isso se dá pela mistura dos guturais do vocalista John Gahlert com os vocais limpos femininos de Sabine Scherer, em faixas que vão de melodias agradáveis a riffs agressivos e ferozes em segundos, dando a banda um aspecto alternativo (meio metalcore) bem interessante. Sem falar que a banda é totalmente formada por veganos straight-edge.

O grupo passou por muitas mudanças de formação durante sua trajetória de 18 anos. Da formação original apenas o guitarrista Sebastian Reichl. A vocalista Sabine é a integrante mais antiga depois de Sebastian, tendo estado na banda desde 2004. Já John Gahlert era baixista da banda antes de assumir os vocais em 2011 após a saída do vocalista original Johannes Prem. A última mudança foi a saída do baterista Tobias Graf no começo do ano passado. Infelizmente o mesmo acabou morrendo em setembro vitima de um câncer. Apesar de tantas mudanças a sonoridade do grupo seguiu quase inalterada, tamanho foco deles em seu trabalho.

“The Re-Arrival” é uma coletânea dupla que chega pra marcar essa nova fase da banda. O disco traz algumas regravações, faixas com arranjos refeitos, demos, e algumas faixas inéditas, entre novas e coisas guardadas por anos. O nome é uma referencia ao primeiro disco da banda, “The Arrival”, lançado em 2002. As faixas abordam praticamente todas as fases da banda, ficando de fora apenas músicas do mais recente de inéditas “The Arsonist”, até porque ele é bem recente (2013).

Os membros do Deadlock
No primeiro disco encontramos vários singles e faixas que marcaram a trajetória do grupo. Casos de “Virus Jones”, “Renegade”, “Awakened By Sirens” e “Code of Honor”, essa última com participação do vocalista do Heaven Shall Burn, Marcus Bischoff. Três músicas novas também aparecem nesse primeiro disco: “An Ocean’s Monument”, “A New Era” e “The Arsenic River”.

No segundo disco as primeiras 6 faixas são demos gravadas em 1998. Há ainda duas canções não lançadas na demo homônima da banda, de 1999. Faixas tiradas dos primeiros dois discos de estúdio e ainda uma cover do Running Wild, uma versão acústica de “Awakened By Sirens” e uma faixa antes apenas lançada na versão japonesa de “Bizarro World” (2011) completam a lista de atrações da coletânea.

Um lançamento essencial para os fãs e também para quem quer conhecer essa boa bnda da cena alternativa de metal. O grupo agora está em pausa, já que Sabine estava gravida e só deve voltar a trabalhar em material novo e turnês depois que voltar da licença maternidade. Ficamos no aguardo, curtindo essa ótima coletânea.



Nota: 8,5/10
Status: Potente e furioso

Faixas:

CD 1 (New Songs * , Re-Recordings / Re-Arrangements **)

1. An Ocean's Monument (*)
2. Code Of Honor (part. Marcus Bischoff do Heaven Shall Burn) (**)
3. Earthlings (**)
4. The Brave / Agony Applause (**)
5. Dark Cell (**)
6. Virus Jones (**)
7. A New Era (*)
8. We Shall All Bleed (**)
9. Renegade (**)
10. Martyr To Science (**)
11. Awakened By Sirens 2014 (**)
12. To Where The Skies Are Blue (**)
13. Htrae (**)
14. End Begins (**)
15. The Arsenic River (*)

CD 2:

1. Petition For Mercy - Insist Demo Tape (1998)
2. Broken Mirror - Insist Demo Tape (1998)
3. What´s The Use - Insist Demo Tape (1998)
4. Face To Face - Insist Demo Tape (1998)
5. Ignorance - Insist Demo Tape (1998)
6. Deprivation - Insist Demo Tape (1998)
7. The One Who's Silent Seems To Consent - unreleased track from Deadlock 7" (1999)
8. Picture - unreleased track from Deadlock 7" (1999)
9. A Song Full of Abhorrence in a World Without Feelings… - I'll Wake You When Spring Awakes (EP) (Winter Recordings 2000)
10. With a Smile on My Face - The Arrival (Winter Recordings 2002)
11. The End Of The World - Deadlock / Six Reasons to Kill Split (Winter Recordings 2003)
12. 10.000 Generations In Blood - Earth.Revolt (2005)
13. When Time Runs Out (Running Wild Cover) - ReUnation Sampler- A Tribute To Running Wild (Remedy Records 2009)
14. Awakened By Sirens - Unreleased Acoustic Version (2011)
15. Earthlings - Bizarro World, Japanese Edition (2011)