quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Slipknot no Rock in Rio: a polêmica continua



Por Davi Pascale

Essa semana recomeçou uma discussão sobre a participação do Slipknot no Rock In Rio. Se os fãs mais xiitas já haviam ficados indignados por eles terem se apresentando em 2011 entre os lendários Motorhead e Metallica, a confirmação deles como headliner da noite do metal em 2015 está deixando vários fãs mais ortodoxos cada vez mais próximos da Vera Verão.

É realmente incrível o que o saudosismo faz esses caras dizerem e escreverem por aí. Sendo bem honesto, bandas que poderiam se apresentar como headliners de uma noite do heavy metal em um evento desse porte tem uma meia dúzia: Iron Maiden, Metallica, Ozzy Osbourne (com o Black Sabbath ou em carreira-solo), AC/DC, Kiss, Judas Priest (?!?) e, das bandas mais atuais, acho que somente o Slipknot mesmo. Tendo em consideração que AC/DC, Ozzy Osbourne, Judas Priest e Kiss já confirmaram shows no país esse ano, ficamos com 3 possibilidades. Se não conseguissem contratar esses 3 (por questão de agenda, cachê, exigências esdrúxulas etc), a saída seria pegar um grupo um pouco mais pesadinho, que contasse com um grande publico, para dar conta do recado (segurar uma massa de gente). Daí teríamos mais 2 opções: Avenged Sevenfold (não se esqueçam que eles se apresentaram na noite do metal na edição passada e ganharam a enquete oficial do evento)  ou Linkin´ Park. E daí, teríamos suicídio coletivo.

É triste, mas essa é a realidade. Os medalhões estão perdendo o pique (afinal, já estão na estrada há décadas e ninguém é de ferro) e quanto mais tempo passa, menos nomes são capazes de arrastar uma multidão aos seus concertos. Na área mais comercial também não é muito diferente. Tirando Lenny Kravitz, Coldplay, Foo Fighters, Kings of Leon e Pearl Jam, quantos nomes dos anos 90 para cá, são capazes de lotar um estádio? Deve ter mais uns 2, 3 e olhe lá. Depois quando algum artista fala que a cena está fraca, vem neguinho querer dar uma de expert e ficar citando nome de trocentos artistas menores nos comentários. Artistas bons sempre existiram e sempre irão existir. O que está faltando é artista que cause impacto na juventude. E o Rock In Rio é uma demonstração disso. A razão de vários nomes serem escalados várias vezes é uma demonstração da falta de opção.

Poucos grupos atuais conseguem arrastar multidões

Outro papinho chinfrim que vamos ler por aí. “Mas temos o Mastodon, o Arch Enemy, o Exodus, por que não colocam eles no lugar do Slipknot?” A resposta está logo acima. Esses caras, por mais talentosos que sejam, não têm público para arrastar 100.000 pessoas e empresário não gosta de perder dinheiro. Sim, esses eventos são criados por empresários e não por pesquisadores musicais. Essa é a mesma razão de uma banda mais nova se apresentar em uma posição melhor do que um artista lendário, como ocorreu na edição passada, onde tivemos o antológico Slayer abrindo para o Avenged Sevenfold. Isso, eu ouvi da boca do próprio Iggor Cavalera (Sepultura, Cavalera Conspiracy) quando entrevistei ele em 2006 e estava rolando algo parecido com o Sepultura. A resposta dele foi que isso (posicionamento) não importava porque não significava nada, que era apenas um dado mercadológico. E dêem graças à Deus que seja criado por empresários e não por fãs. Lembram-se do Metal Open Air? Pois é...

Honestamente, achei bacana a escalação do Slipknot. Sai da mesmice. Amo Iron Maiden e Metallica, mas que graça tem um festival sempre com os mesmos nomes com o povo pedindo as mesmas músicas? Variar um pouco é bacana. Parte da fragilidade da cena vem justamente do publico. De não aceitar novas sonoridades, novas canções e querer que os novos grupos copiem seus heróis. Se eu quiser assistir uma cópia descarada do Maiden, assisto uma banda cover. É necessário que o pessoal abra um pouquinho a cabeça. O primeiro álbum do Slipknot foi lançado, se não me engano, em 1998. Veja à quanto tempo está rolando essa ‘briguinha’. E quando esses medalhões não estiverem mais na ativa? Se não tivermos mais grupos como um Slipknot para fechar a noite? Qual você acha que será a solução? Pegar algum cara menor e dar uma chance de ouro? Certamente, não. A solução será extinguir a noite do metal. O primeiro passo para a cena fortalecer é parar com subdivisões. Começar a olhar um pouco mais para frente. Está em suas mãos.