segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Angra – Secret Garden (2014)



Por Davi Pascale

Sem lançar um álbum de inéditas desde 2010, o grupo brasileiro Angra retorna com uma sonoridade pesada, mais direta e mais moderna. Contando com a produção de Jens Bogren e Roy Z, os músicos lançam um bom trabalho, mas que revela momento confuso no grupo.

O Angra é certamente um dos nomes mais populares da cena metálica brasileira. Durante os anos conseguiram alguns feitos. Colocaram clipe na programação da Multishow e da MTV, tiveram música que foi gravada por grupo de forró, tiveram até música em rádio. Por mais que existam grandes bandas de heavy metal no Brasil, pouquíssimos nomes conseguiram esse nível de exposição. Entretanto, sempre encontraram um grande problema: a dificuldade em manter um line-up. Parece que estão seguindo o passo do Megadeth. A cada dois, três álbuns, uma nova formação.

E essa dificuldade permanece. Ricardo Confessori e Edu Falaschi que haviam gravado seu mais recente CD, Aqua, não estão mais na banda. Preencheram suas posições Bruno Valverde (que já havia excursionado ao lado do Kiko Loureiro) e Fabio Lione (Rhapsody), respectivamente. O grande problema é que se muitos estavam questionando se Lione seria ou não efetivado como um novo integrante após a turnê comemorativa do Angel´s Cry (que gerou, inclusive, um DVD ao vivo), agora após o lançamento de Secret Garden irão questionar ainda mais. Metade do álbum não conta com sua participação, o que deixa tudo ainda mais confuso. Afinal, seria o primeiro trabalho de inéditas com o novo cantor. Por mais que esse seja um diferencial em sua discografia, havia toda uma expectativa de ver o quanto ele acrescentaria ou não ao conjunto. Idéia bacana, mas no momento errado.

Disco novo foi gravado na Suécia e traz participações de Simone Simmons e Doro Pesch

Por que idéia bacana? Porque o guitarrista Rafael Bittencourt finalmente pôde demonstrar um pouco mais de sua competência vocal. O rapaz é dono de uma boa voz e sempre foi muito afinado. Acho bacana ele ter um espaço desses, ainda mais que ele foi um dos poucos que nunca abandonaram o barco. Na real, só restaram ele e o Kiko Loureiro da primeira formação. O disco ainda conta com duas participações mais do que especiais: Simone Simmons (Epica) e Doro Pesch (Warlock).

Como disse lá em cima, o novo disco traz uma sonoridade um pouco mais moderna (assim como ocorreu no cultuado Temple of Shadows). E acredito que muito disso venha da mão do Roy Z. Quando ele produziu Accident of Birth de Bruce Dickinson, conseguiu uma sonoridade mais atual, mas que ainda mantinha a essência do artista. O mesmo ocorre aqui. As influências power metal e progressiva continuam intactas. As referencias de musica brasileira ainda aparecem, mas em menor escala. Para ser mais preciso, aparecem em maior clareza na faixa que abre o disco e em “Upper Levels”

Simone Simmons e Doro Pesch brilharam nas suas participações, embora tenha achado a faixa-título meio desconexa com o restante do disco e me questione o porquê de Simone cantar sozinha uma musica no disco do Angra. A voz de Rafael Bittencourt se faz presente em 4 faixas (“Storms of Emotions”, “Violet Sky”, “Crushing Room” e “Silent Call”) e como era de se esperar, se saiu bem. Soube utilizar a voz que tem dentro das composições. Conseguiu fazer um trabalho que não ficasse forçado e com uma audição super agradável. Fabio Lione demonstra ser o cantor ideal para o Angra. O timbre de voz casa bem com a sonoridade da banda e não abusa tanto de falsetes quanto os vocalistas anteriores.

O novo disco traz uma sonoridade um pouco mais sombria. Há menos orquestrações, coros. Os andamentos quebrados, os solos trincados continuam. A idéia de trabalhar com disco temático também continua. A história gira em torno do personagem Morten Vrolik que, após a morte de sua grande paixão, começa a questionar o valor de tudo que está ao seu redor. Essa formação pode render ótimos frutos, mas os caras precisam decidir de uma vez de todas o que querem da vida. Espero que se acertem...

Nota: 7,5 / 10,0
Status: Mais pesado e direto

Faixas:
      01)   Newborn Me
      02)   Black Hearted Soul
      03)   Final Light
      04)   Storm of Emotions 
      05)   Violet Sky
      06)   Secret Garden
      07)   Upper Levels
      08)   Crushing Room
      09)   Perfect Symmetry
      10)   Silent Call