quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Bon Jovi – Keep The Faith: An Evening With Bon Jovi (1993):



Por Davi Pascale

Depois de um pequeno hiato o Bon Jovi retornava à ativa. Após 2 anos fora da mídia, os músicos retornaram com nova sonoridade e novo visual.  O público pôde conferir essas mudanças, em primeira mão, em um ótimo especial realizado para a MTV. Especial que, pouco tempo depois, foi lançado oficialmente em VHS e LD, mas permanece inédito em DVD.

No início dos anos 90, a cena grunge dominou o mercado. Já em 1991, o Nirvana lançou o cultuado Nevermind que, de cara, causou um estardalhaço na cena como há muito não se via. O público estava encantado com aquela nova sonoridade, aquela nova postura e a indústria começou a investir cada vez mais em grupos da cena de Seattle (o que já tinha começado a ocorrer em 1989 com o contrato do Soundgarden) e cada vez menos em representantes do hair metal. Esse é o motivo pelo qual os posers ficam chorando dizendo que o Nirvana acabou com o hard rock. Não culpo a explosão do grunge pelo fim do hard rock, mas a cena deu uma abalada. Muitas bandas hard tentaram copiar a sonoridade grunge ou até mesmo o U2 (sem sucesso), muitas acabaram. Uma das poucas que manteve a cabeça no lugar foram os rapazes de New Jersey. Os músicos demonstraram que era possível, sim, sobreviver à todo aquele fenômeno. Keep The Faith foi sucesso de público e crítica. Os músicos seguiram lotando estádios em uma turnê que trouxe, inclusive, o grupo pela segunda vez ao Brasil.

Naquela época, a MTV já dominava a indústria musical há tempos. Estar na programação da emissora era meio caminho andado para atingir o estrelato. A banda teve uma sacada. Lançar o disco em primeira mão em um especial para a MTV. Nesse especial, mostraram velhos hits, novas canções e até mesmo alguns covers. A formação ainda era a mesma: Jon Bon Jovi, Richie Sambora, David Bryan, Tico Torres e Alec John Such.

Show mistura versões elétricas com acústicas

O especial foi gravado em duas noites: 24 e 25 de Outubro de 1992. O disco não tinha ido para as lojas ainda. Seria lançado no mês seguinte, mesmo mês em que o especial iria para o ar. As gravações ocorreram no Kaufman´s Studio Astoria, localizado na região do Queens (Nova Iorque). Trata-se de um cultuado estúdio de cinema. Ali, foram filmados longa-metragens como Os Galhofeiros (irmãos Max), O Mágico de Oz, Hair e seriados como Vila Sesamo, Lei & Ordem e The Cosby Show. O local já havia sido palco para as gravações do acústico que a cantora Mariah Carey realizou alguns meses antes. Sete músicas apresentadas na ocasião ficaram de fora do vídeo: “You Give Love a Bad Name”, “I´ll Be There For You”, “Blood on Blood”, “Fields of Fire”, “Heartbreak Hotel”, “Good Lovin´” e “Baby What You Want Me To Do”. Essa última chegou a ser transmitida no especial de TV, mas ficou fora do vídeo oficial. As outras, somente quem esteve no local teve a chance de conferir.

A noite iniciou-se com “With a Little Help From My Friends” (Beatles). Logo de cara, era notável a evolução dos músicos. Especialmente do cantor Jon Bon Jovi que atingia com facilidade as notas altas e demonstrava uma confiança fora do comum. A canção ganhou novo arranjo, inspirado na clássica versão de Joe Cocker. Na sequência, duas canções de New Jersey: o lado B “Love for Sale” e o clássico “Lay Your Hands on Me”.

Jon Bon Jovi estava simpático e ótima forma vocal

Gravado em local pequeno e trazendo os músicos sentados na maior parte do tempo, a apresentação ganha um ar intimista diferente daquele que estamos acostumados a ver o grupo realizar em estádios e arenas. Os rapazes estavam à vontade no palco. Rolava brincadeira entre eles, brincadeiras com o público. Jon contava algumas histórias e compartilhava alguns de seus pensamentos na hora de apresentar as canções.

Se atualmente, “I´ll Sleep When I´m Dead” gera um enorme coro com o público cantando os gritinhos e os refrões, nessa época ninguém sabia do que se tratava. A canção foi apresentada em um arranjo bem próximo ao disco. Uma que foi apresentada aqui e gostaria de escutar mais vezes é o rock “A Little Bit of Soul”. Os arranjos misturavam interpretações elétricas com acústicas. “Bad Medicine”, por exemplo, foi apresentada na sua forma tradicional com guitarras falando alto. Assim como no medley com covers do The Animals. Já o rockão "Lay Your Hands On Me" ganhou uma versão com violões. 

Infelizmente, esse show ainda não foi lançado em DVD e Blu-ray. Portanto, quem quiser conferir terá que recorrer ao velho VHS ou então correr atrás de algum DVD-R ou download. Certeza que aqueles que se aventurarem irão se divertir. Apresentação muito mais bacana e contagiante do que a do DVD acústico This Left Feels Right Live. Vale a pena!

Nota: 10/10
Status: Extremamente profissional

Faixas:
      01)   With a Little Help From My Friends (Beatles)
      02)   Love For Sale
      03)   Lay Your Hands On Me
      04)   Blaze of Glory
      05)   Little Bit Of Soul
      06)   Brother Louie (Hot Chocolate)
      07)   Bed Of Roses
      08)   Livin´ on a Prayer  
      09)   Fever (Little Willie John. Também regravada por Elvis Presley e Madonna)
      10)   It´s My Life (Animals)
      11)   We´ve Gotta Get Out Of This Place (Animals)
      12)   Wanted Dead Or Alive
      13)   I´ll Sleep When I´m Dead
      14)   Bad Medicine
      15)   Keep The Faith