domingo, 22 de fevereiro de 2015

Million Dollar Quartet: De Jam à Broadway.



Por Davi Pascale

Em 2006, foi criado um novo musical na Broadaway, Million Dollar Quartet: The Musical. Quase dez anos depois, a peça ainda está em cartaz. E o mais legal de tudo é que ela foi criada em cima de um fato verídico. Um momento de descontração dentro do estúdio. Louco, né?

Pois bem... Em 1956, o cantor Carl Perkins entrou em estúdio para gravar algumas novas músicas. Ver se saía alguma coisa. Estava começando a pensar no seu próximo compacto. E eis que o produtor Sam Phillips teve uma sacada: utilizar sua nova contratação para gravar piano em algumas daquelas faixas. A nova contratação do cara? Jerry Lee Lewis. O músico foi ao estúdio, fazer seu trabalho e arrecadar um dinheirinho extra. O cantor começava a ter algum destaque com “Crazy Arms”, mas ainda estava longe de ser um artista idolatrado, cultuado, até mesmo de ser um artista de sucesso. Era, no máximo, uma promessa.

No mesmo dia, 4 de Dezembro de 1956, o cantor Elvis Presley resolveu fazer uma visita aos estúdios, acompanhado de sua namorada Marilyn Evans. O cantor, que era mais um contratado da Sun Records, estava dominando a cena. 4 meses antes, sua aparição no Ed Sullivan Show havia batido recorde de audiência. Estima-se que 55 milhões de pessoas tenham assistido a transmissão. Segundo a pesquisa da época, 83% dos televisores estavam sintonizados no programa de Sullivan. Elvis foi conversar com Phillips e ouviu as fitas que estavam sendo gravadas. O rapaz gostou do material e foi até a sala de gravação conversar com os músicos. Do nada, os caras começaram a fazer algumas jams (improvisações) em tom de brincadeira. E aí começa o Million Dollar Quartet. Peraí, mas quartet são 4, certo?

O encontro ficou tão famoso que virou musical na Broadway

Exatamente. O quarto integrante era nada mais, nada menos do que Johnny Cash, outro artista de sucesso do momento. Não se sabe exatamente quando ele chegou ao estúdio. O que se sabe é que a Columbia estava sondando o rapaz e a gravadora queria renovar seu contrato. Só se sabe que do nada, ele resolveu se juntar aos rapazes. Sam Phillips, resolveu gravar o material como um souvenir, um registro histórico. Durante muito tempo questionou-se se Cash havia realmente cantado nas canções ou se havia apenas dado o ar da graça no estúdio, já que sua voz é bem difícil de se distinguir nas gravações. O mistério acabou quando o rapaz publicou sua autobiografia: "...ao contrário do que algumas pessoas escreveram, minha voz está na fita. Não é óbvio porque estava longe do microfone e cantava muito mais alto do que o normal para ficar em harmonia com Elvis, mas estou lá...". Nesse mesmo livro, o astro revela que Jerry Lee Lewis, hoje considerado um artista tão importante quantos os demais que estavam naquela sala, foi deixado meio de lado pelos colegas. “Ninguém queria seguir Jerry Lee, nem mesmo Elvis”.

Capa do CD lançado em 2006

O momento inusitado rendeu ainda uma matéria no jornal de Memphis, escrita pelo jornalista Bob Johnson. Mais uma das sacadas de Phillips. O nome da matéria? Million Dollar Quartet. Foi daí que nasceu a expressão que todo mundo conhece. Os músicos não pensaram em nome nenhum, nem houve novas sessões. Não existia projeto, nem banda, nem disco. Eram apenas 4 músicos que, por um acaso, se encontraram no estúdio e resolveram passar um tempo juntos. 

Em 2006, 50 anos depois do histórico encontro, Floyd Mutrux e Colin Escott resolveram transformar o acontecimento em um musical. O que ninguém esperava é que o projeto desse tão certo. A peça ainda está em cartaz em Chicago e durante esses anos chegou à ser indicado para várias premiações. Nesse mesmo ano chegou ao mercado o CD The Complete Million Dollar Quartet, lançado pela BMG, em comemoração aos 50 anos do evento. E vocês acham que essas horas que os artistas passam no estúdio jogando conversa fora não significa nada, né?