sábado, 21 de março de 2015

The Gentle Storm – The Diary (2015)

Por Rafael Menegueti

The Gentle Storm - The Diary
Está aqui um dos lançamentos mais interessantes do ano até agora. “The Gentle Storm” é um novo projeto musical holandês idealizado por Arjen Lucassen (Ayreon, ex-Stream of Passion) e pela cantora Anneke van Giersbergen (ex-The Gathering, solo). Eles se uniram a outros nomes conhecidos da cena holandesa, como Marcela Bovio e Johan van Stratum (Stream of Passion), Timo Somers (Delain) e Joost van der Broek (ex-After Forever) para lançar um disco duplo com uma mistura de elementos e estilos excelentes.

A ideia foi criar duas versões para cada música, misturando metal sinfônico e folk e rock progressivo. No primeiro disco as canções tem a cara mais folk, com arranjos acústicos, ênfase nos vocais de Anneke e Marcela e instrumentos diferentes como trompas e dulcimer (tipo de instrumento de cordas medieval), em versões das canções chamadas de “gentle versions” (versões gentis). No segundo disco as mesmas músicas, mas entram as guitarras elétricas, os arranjos passam a ser mais de metal sinfônico, mas mantendo as melodias suaves e agradáveis, em versões chamadas de “storms” (tempestades).

Arjen e Anneke são grandes músicos com uma historia vasta no cenário do rock alternativo e metal sinfônico. Arjen é a mente por traz do Ayreon e fundador do Stream of Passion, com quem gravou apenas o primeiro disco. Já Anneke fez parte durante muitos anos do The Gathering, uma das bandas mais famosas do pais, onde ela foi do metal sinfônico ao rock alternativo, em seguida partindo para uma carreira solo bem sucedida. O encontro dos estilos e influencias de ambos teve como resultado esse trabalho que mostra mais uma vez como tantos elementos diferentes podem se juntar para fazer um belo disco.

Arjen Lucassen e Anneke van Giersbergen
A voz de Anneke é sem duvida um ponto alto do trabalho. Os arranjos parecem combinar perfeitamente com seu estilo, tanto nas versões folk quanto nas metal. Destaco aqui as faixas “Heart of Amsterdam”, “The Storm” e “Cape of Storms” como exemplos disso. Os backing vocals de Marcela Bovio também complementam perfeitamente a voz de Anneke. O disco abusa de arranjos com instrumentos de sopro, violinos, e piano em momentos certos. Essa diversificação faz ambas as versões do álbum bem abrangentes e ricas.

O divertido do disco é você ficar ouvindo repetidamente as versões para perceber as semelhanças e como os arranjos diferentes tornam ambas as audições interessantes e experiências únicas. Isso porque as faixas não ficam irreconhecíveis com arranjos diferentes. Pelo contrario, algumas permanecem bem próximas, como a balada “The Moment”. Outras se afastam mas sem perder a essência que as torna cativantes, como em “The Greatest Love”. Outras faixas que se destacam, em ambas as versões são “Endless Sea”, “Brightest Light” e “New Horizons”.

No geral, “The Diary” é um disco agradável, com canções belas e criativas. As letras contam uma historia de amor que combina com o estilo dessas composições e é tudo muito acertado e bem produzido. Para quem conhece o trabalho desses artistas holandeses, esse disco é uma ótima experiência, e para quem não conhece, vale a pena conferir.


Nota: 10/10
Status: Único


Faixas:
CD 1 - Gentle:
1. Endless Sea (Gentle Version)
2. Heart Of Amsterdam (Gentle Version)
3. The Greatest Love (Gentle Version)
4. Shores Of India (Gentle Version)
5. Cape Of Storms (Gentle Version)
6. The Moment (Gentle Version)
7. The Storm (Gentle Version)
8. Eyes of Michiel (Gentle Version)
9. Brightest Light (Gentle Version)
10. New Horizons (Gentle Version)
11. Epilogue: The Final Entry (Gentle Version)

CD 2 - Storm:
1. Endless Sea (Storm Version)
2. Heart Of Amsterdam (Storm Version)
3. The Greatest Love (Storm Version)
4. Shores Of India (Storm Version)
5. Cape Of Storms (Storm Version)
6. The Moment (Storm Version)
7. The Storm (Storm Version)
8. Eyes Of Michiel (Storm Version)
9. Brightest Light (Storm Version)
10. New Horizons (Storm Version)