sexta-feira, 3 de abril de 2015

Pitty – Pela Fresta (2015):



Por Davi Pascale

Cantora soteropolitana chega à seu quinto DVD solo. Misturando clipes, performances em estúdio e imagens de gravação, vídeo distrai, mas deixa gosto de quero mais...

Já se tornou meio rotineiro à cada álbum lançado, um DVD vir ao mercado. A única exceção até agora foi o Anacrônico. Mesmo assim, o disco teve uma tiragem dualdisc, onde o registro em vídeo era formado por material exclusivo. Portanto, não sei se dá para considerá-lo uma exceção de fato. Creio que não...

Como de costume, a cantora optou por fazer um vídeo focando única e exclusivamente seu mais recente álbum, Sete Vidas. Justo! Se os álbuns anteriores também já tiveram registros, não tem o porquê ficar revivendo material. A não ser que faça um novo DVD ao vivo, o que não é o caso aqui. E, honestamente, espero que demore mais um pouquinho para o próximo registro ao vivo. Gosto dos shows dela, acho que a banda está em uma fase incrível. Mesmo! Acompanhei a transmissão do Lollapalooza e achei uma das melhores apresentações do festival. Entretanto, preferia que apresentasse mais uns dois discos de estúdio antes, para ter um leque maior de opções na hora de montar o repertório.

A idéia de mostrar as gravações, acho genial. Para quem gosta de música, é mágico ter a chance de espiar um pouquinho dentro do estúdio, ver como nasceram as músicas, o que o artista estava querendo transmitir ali (muitas vezes, é o oposto do que se imagina), reparar como tal som foi criado. E foi onde acho que o documentário pecou um pouco. Lembro de ter assistido dois documentários de gravação, na minha adolescência, que me deixaram realmente empolgado. Funky Monks do Red Hot Chili Peppers e, o mais legal de todos, The Making Of Pump do Aerosmith. Foi onde percebi quão importante era Steven Tyler dentro da banda. O quão criativo o cara é.

Documentário é bom, mas deixa questões em branco

Pela Fresta traz alguns depoimentos legais por parte dos músicos sobre o formato de gravação, sobre as pessoas envolvidas no projeto, mas até pelo nome do vídeo, achei que teria a oportunidade de espiar mais de perto a criação dos arranjos, os timbres, etc. Faltou atenção à alguns detalhes. Por exemplo, o guitarrista Martin diz em determinado momento. “Essa musica teve pelo menos uns 4 arranjos diferentes até chegarmos ao resultado final”. Cria-se uma expectativa de ouvir um trecho dessas versões... E nada! A Pitty diz: “Chorei quando ouvi a masterização da primeira música. O cara adicionou elementos...” E nada de demonstrar o antes e depois. Também poderiam explorar mais o Tim Palmer. O cara foi responsável pela masterização do álbum, é uma figura lendária e aparece segundos no vídeo.

Outra questão também é a parte das letras. A artista poderia ter explicado um pouco mais a fundo algumas delas. Até entendo a idéia de que cada pessoa pode ter uma visão diferente, mas se a idéia é olhar um pouco mais atento a criação, tem a ver... O depoimento dela sobre “Pouco”, relacionando com Sonic Youth, achei fantástico. Esperava mais depoimentos do tipo. Há também um problema na edição de áudio, o volume das músicas não bate com o volume da entrevista. A captação de imagem, por outro lado, está muito legal.

Os clipes são aqueles que estamos acostumados a assistir pelo televisor. O tal vídeo inédito já caiu no Youtube há alguns dias, portanto, muitos já assistiram. Honestamente, teria demonstrado apenas um trecho para estimular a pessoa a correr atrás do vídeo. Aqui não há segredos. Pitty sempre teve um cuidado com os clipes. São vídeos divertidos e bem editados. A Galeria de Fotos também ficou muito legal. Não é muito longo e a edição está bacana.

O DVD traz ainda registro em vídeo de 9 faixas do disco. Sacada muito legal, mas seria mais bacana se tivessem deixado o som mais cru. Como se fosse a espécie de um ensaio. De todo modo, ficou bacana de assistir. A edição de vídeo de “A Massa” ficou, literalmente, massa. O vídeo não é ruim, pelo contrario. Passa o tempo rapidinho e diverte. Mas como disse, deixa um gostinho de quero mais. O vídeo do Agridoce me impactou mais. Quem sabe na próxima...

Nota: 7,0 / 10,0
Status: Agradável

Faixas:
01) Pouco
02) Deixa Ela Entrar
03) Pequena Morte
04) Um Leão
05) Olho Calmo
06) Boca Aberta
07) A Massa
08) Sete Vidas
09) Serpente
10) Sete Vidas (Clipe)
11) Serpente (Clipe)
12) Um Leão (Clipe)
13) Galeria de Fotos (Lado de Lá)