segunda-feira, 6 de abril de 2015

Halestorm - Into the Wild Life (2015)

Por Rafael Menegueti

Halestorm - Into the Wild Life
Está previsto para lançamento nessa semana o terceiro disco dos norte-americanos do Halestorm. “Into the Wild Life” tem a difícil tarefa de suceder “The Strange Case of…”, um disco aclamado pela crítica e público e que rendeu até um Grammy para o quarteto, e seria lançado na semana passada, mas acabou adiado. Mesmo assim, acabou sendo liberado via streaming antes do lançamento oficial no dia 10. Liderada pelos irmãos Lzzy (vocal, teclado e guitarra) e Arejay Hale (bateria), a banda conquistou o mainstream com sua atitude e um som fortemente influenciado pelo hard rock, algo que faltava no cenário do rock mundial mais popular.

O novo disco é uma continuação dessa investida do grupo, e vem em boa hora depois de três anos. Mesmo que nesse meio tempo a banda tenha lançado um EP de covers, nada melhor do que um novo álbum de inéditas. Para abrir esse novo trabalho, a banda escolheu a faixa “Scream”. Confesso que estranhei um pouco a música. Com arranjos de teclado e efeitos de sintetizadores, não me pareceu ter a potência característica das criações do grupo. Alem de que essa coisa de bandas de rock mais cruas começarem a abusar de elementos sintéticos nas canções é uma tendência que me irrita. Mas ela transita bem para “I Am the Fire”, faixa que já mostra mais personalidade e tem mais a ver com a proposta da banda, me mostrando que não seria a primeira impressão que ficaria.

A diversidade nas composições é uma marca da banda, e na terceira faixa, “Sick Individual”, eles trazem um som mais cadenciado, enquanto “Amen”, terceiro single já lançado do disco, é mais próxima da energia mostrada pela banda em seus trabalhos antecessores. “Dear Daughter” aparece como a primeira balada do disco, levada bem pelo piano e com arranjos de violão bem introduzidos para fazer a transição para “New Modern Love”, uma faixa de rock bem suave e cativante, com ótimas linhas de guitarra e percussão. “Mayhem” vem em seguida com a mesma força que o nome sugere, sendo uma das melhores do disco, mostrando uma Lzzy Hale inspirada nos vocais.


Na segunda metade do disco, chegamos à “Bad Girls World”, uma criativa balada com um ar mais retrô. Em seguida mais um momento com um rock bem animado e tradicional em “Gonna Get Mine”, seguida de mais uma balada poderosa, “The Reckoning”. O primeiro single mostrado do disco, “Apocalyptic”, vem em seguida e é outro destaque do álbum, com um refrão marcante. Mais uma faixa leve, “What Sober Couldn’t Say”, vem em seguida antes do enceramento empolgante de “I Like It Heavy”, que acaba com Lzzy cantando um country a capella. A versão deluxe ainda conta com duas faixas bônus: “Jump the Gun” e “Unapologetic”.

O disco é definitivamente um grande passo na carreira do Halestorm. Com canções fortes e que trouxeram outras sonoridades ao seu trabalho, ele é o mais rico musicalmente e também o mais criativo. A banda conseguiu fugir do que poderia parecer repetitivo, mantendo os elementos bons de sua formula antiga e trazendo novas influencias e abordagens. “Into the Wild Life” é melhor do que seu antecessor, e me arrisco a dizer que pode repetir o feito dele no Grammy. Seria até injusto ele não ser pelo menos indicado. Um dos melhores trabalhos do ano até agora.


Nota: 9/10
Status: criativo e poderoso

Faixas:
01. Scream
02. I Am The Fire
03. Sick Individual
04. Amen
05. Dear Daughter
06. New Modern Love
07. Mayhem
08. Bad Girl's World
09. Gonna Get Mine
10. The Reckoning
11. Apocalyptic
12. What Sober Couldn't Say
13. I Like It Heavy
14. Jump The Gun (Bonus Deluxe Edition)
15. Unapologetic (Bonus Deluxe Edition)