domingo, 12 de abril de 2015

Lulu Santos – Toca + Lulu (2015):



Por Davi Pascale

Um dos maiores hitmakers do país solta novo DVD ao vivo. Vídeo resgata os maiores sucessos do cantor em uma apresentação super profissional e deve agradar aos seguidores do artista.

Toca + Lulu foi uma extensão de sua turnê anterior Toca Lulu. O nome surgiu a partir de um grito que seus fãs soltavam nas apresentações que fazia interpretando canções da dupla (de compositores) Roberto e Erasmo. Foi também o nome que a gravadora Som Livre utilizou para o box comemorativo aos 30 anos de carreira que chegou às lojas em 2012. 30 anos, na verdade, referia-se ao lançamento de primeiro álbum solo, Tempos Modernos. Se formos analisar o início de sua trajetória já chegamos à 40 anos de estrada.
A ideia da nova tour era simples. Resgatar grandes sucessos de sua carreira, todos eles compostos pelo mesmo. Os mais jovens devem reconhecer o rosto de Lulu por conta de sua participação no reality The Voice Brasil. Para aqueles que acompanham o cenário brasileiro há algum tempo, contudo, a qualidade musical e a importância de Lulu para a cena brasileira já deixou de ser novidade há um bom tempo. Guitarrista e compositor de mão cheia, o rapaz dominou as rádios durante as décadas de 80 e 90. Todos aqueles que viveram a explosão do BRock têm, no mínimo, um grande respeito pelo artista. Ao contrário de muitos artistas de sua época, Lulu nunca parou e se manteve em constante renovação.
Lulu Santos sempre foi um excelente musico. E isso fica perceptível durante sua apresentação, onde ele passa por guitarras de 12 cordas, guitarras com slide e violões. Enquanto cantor, nunca foi de atacar voz na casa do chapéu, mas sempre foi afinado e teve um gingado especial, um estilo característico que se mantém. 
Lulu resgata grandes sucessos de sua carreira em DVD ao vivo
Durante os anos 90, seus discos começaram a flertar com a eletrônica e era comum seus shows possuírem momentos mais dance. Aqui, sua apresentação se mantém com uma pegada pop/rock do início ao fim. Faixas como “Assim Caminha a Humanidade” e “Aviso Aos Navegantes” ganham um arranjo mais contido. Teve também uma mudança de postura. Está mais focado no lado músico e menos no lado entertainer. Se compararmos ao seu primeiro registro oficial em vídeo, o VHS Ao Vivo, notaremos que está fazendo menos dancinhas, menos acrobacias, com uma postura mais séria.
Os músicos que o acompanham são excelentes. Quem conhece o citado VHS, com registro de uma apresentação no Olympia nos anos 90, irá se recordar que Lulu abria espaço para que Milton Guedes aparecesse em determinados momentos cantando e interagindo com a plateia. Aqui, acontece o mesmo em “Condição”, onde o baixista Jorge Ailton e a vocalista Andrea Negreiros ficam responsáveis pelo vocal principal.
Seu repertório foca, principalmente, seus hits dos anos 80. Todas aquelas músicas que estão no nosso inconsciente como “Último Romântico”, “Certo Alguém”, “Casa”, “Toda Forma de Amor” se fazem presentes. Também não faltaram suas famosas baladas como “De Repente California”, “Sereia”, “Apenas Mais Uma de Amor”. Há algumas poucas canções de seus trabalhos mais atuais, como o hit “Já É” ou “Sócio do Amor”, extraída de seu mais recente álbum, mas o foco principal é o início de sua carreira solo.
Nos extras, um curto making of e dois clipes de seu mais recente disco, Luíz Mauricio. Não são exatamente clipes. São vídeo criados a partir de imagens do show. O áudio que tenho dúvida se são retirados do disco ou do próprio show. Suspeito que não sejam o áudio do disco original. Excelente apresentação. Registro essencial na coleção de qualquer fã do artista.
Nota: 9,0 / 10,0
Status: Ótimo setlist e performance bem profissional
Faixas:
01)   Toda Forma de Amor
02)   Um Certo Alguém
03)   O Último Romântico
04)   Condição
05)   Tudo Azul
06)   A Cura
07)   Apenas Mais Uma de Amor
08)   Sócio do Amor
09)   Um Pro Outro
10)   Sábado à Noite
11)   Já É
12)   Aviso Aos Navegantes
13)   Assim Caminha a Humanidade
14)   Sereia
15)   De Repente Califórnia
16)   Como Uma Onda
17)   Luiz Maurício
18)   Certas Coisas
19)   Tão Bem
20)   Casa
21)   Tempos Modernos
22)   Making Of
23)   Fogo Amigo (Extra)
24)   SDV (Extra)