sábado, 25 de abril de 2015

NX Zero – Estamos No Começo de Algo Muito Bom, Não Precisa Ter Nome Não (2014)



Por Davi Pascale

O grupo paulista NX Zero soltou um novo EP que confesso que, para mim, passou meio batido, acabei descobrindo meio por acaso. Os caras voltaram à cena independente e lançaram um trabalho bacana que aposta em novas sonoridades. 

O trabalho foi realizado em um momento delicado do grupo. Segundo o que entendi, pelas entrevistas com o cantor Di Ferrero, a banda estava meio que entrando em uma rotina, com os músicos se afastando um do outro. Muitos podem não ver nada demais nisso, mas muitas bandas se separam exatamente assim. Quando começa esse desgaste, qualquer motivo bobo é motivo para brigas intermináveis. E daí para a separação é apenas um passo. A solução encontrada pelos músicos foi se isolar em uma casa de praia por um mês, meio que se afastando de tudo. A solução deu certo...

O que era apenas uma curtição, acabou gerando a criação de novas músicas que estão aqui nesse EP. São apenas 4 canções, mas para quem gosta é um prato cheio. E quem não gosta também vale uma espiada. Como disse, os arranjos estão indo para um outro caminho, não têm muito a ver com aquela sonoridade Simple Plan brasileira que invadiu as rádios no inicio dos anos 00. Obviamente, ainda apresentam um grande apelo comercial, mas isso não é necessariamente algo ruim.

A balada “Vamos Seguir” abre o disco. A canção, que fala sobre essa pausa, aposta em um arranjo que me remete bastante às baladas do Charlie Brown Jr. Inclusive, a linha vocal. Quem gostava das musicas mais tranqüilas do grupo de Chorão tem de tudo para curtir esse som. A primeira surpresa, contudo, vem com “Tira Onda”. Não é um som pesado. Um arranjo até bem pop, mas inteligente. Swingada, com um groove bacana. o trabalho de guitarra e bateria me remeteu à faixa “Hey (Not Hey Oh)” do Red Hot Chili Peppers. Boa faixa, apesar da forte semelhança.

“Uma Gota No Oceano” é mais uma que vem para firmar o quão influente foi o Charlie Brown na cena brasileira. Você pode até não gostar dos caras, mas o que veio de banda seguindo seus passos não é brincadeira. O CD se fecha com “Free Your Mind”, a melhor do novo disco. Apesar do nome, é cantada em portugês. Com uma sonoridade pesadinha – para o grupo, é claro – a canção se destaca com um bom riff e um trabalho vocal bem resolvido. Apesar do nome sem pé, nem cabeça do novo CD, o material está redondinho. Não é algo revolucionário, mas está bem feito. A troca de Rick Bonadio por Rafael Ramos, deu uma nova cara à banda, trazendo novas referências, deixando os músicos mais soltos. Vale uma conferida.

Nota: 7,0/ 10,0
Status: Bem resolvido

Faixas:
      01)   Vamos Seguir
      02)   Tira Onda
      03)   Uma Gota No Oceano
      04)   Free Your Mind