sábado, 16 de maio de 2015

Silverchair: o retorno um dia é improvável

Por Rafael Menegueti


Quando o Silverchair anunciou em 2011 que estaria entrando em “hibernação por tempo indeterminado”, muitos fãs se perguntavam o que isso poderia significar. Os integrantes afirmaram estar indo em direções diferentes musicalmente (uma explicação bastante comum para esse tipo de situação) para justificar a decisão de interromper uma trajetória de mais 15 anos de estrada, e que começou quando os três eram apenas adolescentes colegiais antes de explodir com o sucesso de “Frogstomp” (1995).

Os rapazes então se puseram a buscar essas direções. Primeiro o baterista Ben Gillies se lançou em carreira solo com o projeto Bento. Depois foi a vez do líder Daniel Johns, que após alguns projetos menores e participações especiais, finalmente deu esse ano o pontapé inicial de sua carreira solo, com um EP lançado e agora um disco de inéditas prestes a chegar às lojas, chamado “Talk”.

Capa do primeiro álbum de Daniel Johns, prestes a ser lançado
Em meio a tudo isso um boato ganhou força: de que o fim do Silverchair não teria sido uma decisão amigável, mas resultado de atritos entre Daniel e os outros membros, principalmente o baterista Ben. Uma certeza começa a crescer ainda mais no meio disso tudo: a banda dificilmente voltará um dia. Daniel não quer mais nem saber de Silverchair, e tem deixado isso claro em suas recentes entrevistas.

Em entrevista ao “The Herald”, Johns afirmou que nem pensa em voltar com a banda, que isso “foi um período maravilhoso, mas não algo que queira revisitar ou reviver”. Já ao site da revista australiana “The Music”, Johns foi enfático ao rebater rumores de que a banda retornaria para abrir a turnê australiana do AC/DC. “Nem por um milhão de dólares”, enfatizou o cantor sobre a possibilidade, quando questionado do boato de que teriam inclusive oferecido dinheiro para isso. O certo é que agora Johns está realmente focado na sua nova carreira sozinho.

Quem no entanto não parece muito feliz com essa atitude de Johns é o ex-parceiro musical Ben Gillies. Recentemente o músico deu algumas declarações que deixam no ar que a relação dele com o amigo de infância estaria abalada. Como um tweet misterioso onde ele diz: “Um arrogante narcisista cercado por outros arrogantes narcisistas = entediante”. Em outro post, ele responde a uma dúvida de um fã que queria saber se ele o ex-baixista Chris Joannou compareceriam ao show que Daniel Johns fará em Sydney dizendo terem sido “excluídos da lista de convidados, por uma rigorosa política de ‘não a membros do Silverchair’”. Não dá pra saber no entanto se isso foi uma piada ou sério.

O que parece ser sério mesmo é que cada vez mais aquele trio australiano que conquistou o mundo com canções vivas e empolgantes dificilmente voltará a dar as caras. Uma pena por saber que os três cresceram juntos, não só como músicos, mas como amigos, e deixaram uma legião de fãs que, apesar de dissipados pelo lento desgaste da banda ao longo de seus últimos anos, continuaram admirando-os pelo que sempre foram e mostraram serem capazes de fazer.