quarta-feira, 20 de maio de 2015

Battle Beast - Unholy Savior (2015)

Por Rafael Menegueti

Battle Beast - Unholy Savior
Vocês já sabem como a Finlândia se tornou simplesmente um dos maiores produtores de bandas de metal nos últimos anos. Hoje eu mostro mais um excelente exemplo de criação da terra escandinava: o Battle Beast. Aqui temos uma banda que parece ter levado a fusão de estilos a outro nível, com power metal, hard rock e heavy tradicional  e uma interessante dose de pop dos anos 80. Curioso certo? Pois saiba que o terceiro disco de sua carreira, lançado esse ano, é o mais ousado de seus trabalhos e tem feito a banda alçar voos ainda mais altos.

“Unholy Savior” tem exatamente aquilo que faz do metal grandioso e empolgante, e é incrementado com uma variedade de estilo e pegada que torna o disco viciante. Vou começar falando que a capacidade da vocalista Noora Louhimo, que entrou na banda no segundo disco, vai da potência estilo Accept, Judas Priest ou Doro, como no single “Madness” e em “Far Far Away”, à suavidade pop, casos de “Sea of Dreams” e “Angel´s Cry”, com um timbre de voz muito bem trabalhado. Os riffs e solos de guitarra são poderosos, os teclados dão grande abrangência às canções e juntos servem pra demonstrar todas as influências perceptíveis da sonoridade do grupo, como heavy metal clássico, Nightwish, Sabaton, uma pitada de Sonata Arctica e até... Cindy Lauper (!).

Os membros do Battle Beast
Como disse, o som oitentista é a fonte de inspiração das canções. Mas eles bebem da fonte sem parecer forçar ou copiar a formula de suas influências. Basta ver como faixas como “Lionheart”, que abre o disco, “I Want the World... And Everything In It” e a ousada fusão de pop dos anos 80 e heavy metal tradicional de “Touch In The Night” ganham vida própria e dão o tom inovador por trás de toda a influência nostálgica da banda. Ainda destaco a faixa título como uma das melhores e mais potentes da banda, e “Speed and Danger” como uma faixa que faz jus ao nome.

Esse disco, assim como a banda, é um prato cheio para aqueles que estão atrás de um som mais tradicional, mas que ao mesmo tempo inova e não fica somente num saudosismo exagerado. Eles soam modernos e interessantes ao mesmo tempo em que se apoiam em tantas sonoridades diferentes. Não à toa, têm sido elogiados por onde passam. Essa é pra todos: os que querem a sonoridade clássica de volta e os que querem algo de novo, diferenciado e interessante na cena.


Nota: 9/10
Status: Tradicional e inspirado

Faixas:
01. Lionheart
02. Unholy Savior
03. I Want The World... And Everything In It
04. Madness
05. Sea Of Dreams
06. Speed And Danger
07. Touch In The Night
08. The Black Swordsman
09. Hero’s Quest
10. Far Far Away
11. Angel Cry