sábado, 6 de junho de 2015

Crossroads (1986):



Por Davi Pascale

Estou de volta com mais uma dica cinematográfica para vocês. Assim como existem álbuns que são aquisições obrigatórias para os amantes da música, existem também alguns filmes que todo mundo que curte som tem a obrigação de assistir, ao menos, uma vez na vida. Esse é um deles.

Lançado no Brasil com o nome de A Encruzilhada, o filme narra a história de Eugene Martone (Ralph Macchio), um jovem prodígio que sonha em se tornar um astro do blues. Eugene é um aluno de violão clássico na cultuada Juilliard School (sim, esse conservatório existe de verdade) e é um admirador do bluesman Robert Johnson. Obcecado pela ideia de existir uma música perdida de seu ídolo, resolve ir atrás de Willie Brown, mais conhecido como Blind Dog Fulton, companheiro de banda de Johnson.

Willie Brown existiu de verdade, mas não no modo como é retratado na película. Aqui, é retratado como um gaitista que acompanhava Robert Johnson. Na realidade, ele foi um guitarrista que foi uma das influências de Robert Johnson.

Depois de libertá-lo de uma casa de repouso, os dois embarcam para Mississipi com apenas 40 dólares no bolso. Brown convence o garoto a vender seu violão e adquirir uma guitarra e um amplificador. Não, sem antes fazer uma provocaçãozinha: “aposto que você viu o violão e achou legal porque era velho. Você não entendeu nada. Muddy Watters inventou a eletricidade”. Embora seja um músico respeitado, as dificuldades da vida tornaram o astro em uma pessoa ranzinza. Eugene engole poucos e boas, por conta do respeito que tem pelo músico.

Filme conta com aparição de Steve Vai

Juntos, começam a se apresentar nos bares. Nos Estados Unidos, existem certos locais, até mesmo bairros, exclusivamente de negros, onde o branco não é bem-vindo. Chega a ser hilário quando o garoto branquelo e sonhador entra em um desses bares para acompanhar Willie Brown e todos começam a olhar torto para o garoto. Suas aventuras na noite faz com que o menino se apaixone por uma garota que conhece por acaso. Frances estava sendo assediada pelo dono de um bar e o garoto resolve defende-la. Por conta de uma ação inusitada de Brown, a menina junta-se à eles por um pequeno período.

Quem conhece a história do bluesman Robert Johnson, conhece a lenda de que o rapaz vendeu sua alma para o diabo em uma encruzilhada. O assunto gira em torno do longa. No filme, Willie Brown encontra o assistente do diabo e começa a discutir a validade de tal acordo. Escuta do assistente que não importa se não está satisfeito com o rumo que sua vida tomou. Acordo é acordo. De todo modo, faz uma oferta ao velho músico. Se topar fazer um duelo com o guitarrista Jack Blades e vencer, sua alma é devolvida. Eugene, que estava disposto a fazer o tal acordo para atingir a fama, lembra que Willie não é guitarrista. Então uma nova oferta é realizada: o garoto teria que derrotar o endiabrado musico. Se ganhasse, seu amigo estaria livre. Se perdesse, teria que vender sua alma junto com Blind Dog. (Entenderam agora por que transformaram um guitarrista em gaitista?)

O ápice do filme é justamente o duelo entre Jack Blades, musico virtuose que não está acostumado a perder para ninguém, e Eugene Martone, um jovem guitarrista que sonha com uma oportunidade de atingir o estrelato. Jack é interpretado por ninguém mais, ninguém menos do que Steve Vai, o que deixa a cena ainda mais interessante de se assistir. Crossroads foi lançado no Brasil em DVD e não é muito difícil de ser encontrado por aí. Corra atrás.