sábado, 13 de junho de 2015

Devilment - The Great and Secret Show (2014)

Por Rafael Menegueti

Devilment - The Great and Secret Show
Dani Filth é um cara que divide opiniões no meio do metal extremo. Se por um lado ele consegue ser um dos principais frontmans do gênero a frente do seu consagrado Cradle of Filth, por outro ele ainda sofre com os olhares desconfiados daqueles que não entendem muito bem o seu trabalho. No fim do ano passado ele colocou no mercado mais um material para causar as mais diversas reações no público: o primeiro disco do Devilment.

A banda não foi fundada por ele, no entanto. O grupo inglês surgiu em 2011, mas não conseguia encaixar um vocalista de jeito nenhum. Só conseguiram quando Dani Filth apareceu na jogada. E por esse mesmo motivo, quem espera um disco na pegada do Cradle of Filth vai se surpreender com um trabalho que mistura elementos de diferentes vertentes em uma atmosfera sombria e muito pesada. O disco até tem suas semelhanças com a banda mais famosa comandada por Dani, mas elas estão bem misturadas no meio da sonoridade completa criada pelo grupo. A atmosfera criada pelo forte uso de teclado e orquestração dão lugar a mais força nas guitarras e bateria. O que segue o mesmo é o vocal furioso de Dani Filth, acompanhado aqui pelos vocais de apoio da tecladista Lauren Francis.

As canções tem um aspecto bem mais direto. Riffs pesados, às vezes grooveados ou pendendo pro thrash. A agressividade do disco é o que se sobressai acima de tudo, mesmo que na introdução de “Summer Arteries” tenhamos a sensação de que iremos ouvir algo mais tranquilo. Logo ela muda com a entrada do grito característico de Dani Filth que acompanha um trecho mais eletrônico antes de realmente explodir no seu ouvido. Assim como “Even Your Blood Group Rejects Me”, faixa que vem em seguida, ela pode deixar você um pouco confuso com o rumo que o disco irá tomar. Ambas até são interessantes, mas difíceis de engolir de cara.

Dani Filth e os outro membros do Devilment
O que o começo do disco tinha do confuso, o resto tem de decidido. “Girl from Mystery Island” surge com um riff marcante e bom andamento, como também ocorre em “Sanity Hits A (Perfect) Zero”. É possível ver um pouco da influencia do trabalho de Dani Filth em faixas como “The Stake In My Heart” e “Living In My Fungus, embora bem mais lapidado e com uma cara mais moderna em relação ao Cradle. Uma das mais extremas do disco é “Mother Kali”, acelerada e assustadora. Com um aspecto sinfônico sombrio, “Staring At Werewolf Corps” é outra faixa que se destaca. “Laudanum Skull” é outra que lembra Cradle of FIlth, mas com bem mais cadência. A faixa-título é outra potente amostra de riff e cadencia trazidas do groove metal. A versão deluxe ainda conta com uma cover improvável e até bem executada de “Beds Are Burning” do Midnight Oil, com participação do skatista, músico e jackass Bam Margera.

Em resumo, trata-se de um trabalho com algumas assinuturas características de Dani Filth, principalmente no que diz respeito à agressividade e aos seus vocais insanos, mas bem mais moderno e com referencias diversificadas, como nos riffs potentes e explosivos e nos vocais femininos bem inseridos em alguns trechos. O entrosamento dos músicos também é louvável, e é perfeito para criar esse cenário puramente heavy metal e extremo. Promete agradar aos fãs do trabalho de Dani e a qualquer um que curta guitarras pesadas e um metal atual e bem lapidado (isso se você é daqueles que não se importam com os berros de Dani Filth, claro).


Nota:8/10
Status: Furioso e atual

Faixas:
01. Summer Arteries
02. Even Your Blood Group Rejects Me
03. Girl From Mystery Island
04. The Stake In My Heart
05. Living With The Fungus
06. Mother Kali
07. Staring At The Werewolf Corps
08. Sanity Hits A (Perfect) Zero
09. Laudanum Skull
10. The Great and Secret Show
11. Beds Are Burning (feat. Bam Margera) (Deluxe Bonus Track)
12. Psycho Babble (Deluxe Bonus Track)
13. Even Your Blood Group Rejects Me (Motion Picture Soundtrack)