sexta-feira, 19 de junho de 2015

Música Comentada: Foo Fighters - Times Like These

Por Rafael Menegueti

O Foo Fighters na época do disco "One By One"
Quando falamos no Foo Fighters, é possível citar uma dezena de hits que a banda lançou ao longo de sua trajetória, mas alguns se destacam. Dentre as faixas que fizeram da banda um dos maiores nomes do rock na atualidade, uma canção em especial pode ser considerada o grande hit do grupo na última década: Times Like These.

A música está presente no quarto álbum de estúdio da banda, “One By One”, que também foi um dos mais difíceis de ser produzidos. E é sobre um pouco disso que a canção fala. Na época, Dave Grohl e companhia estavam passando por tempos conturbados, conforme a banda descreveu em seu documentário “Back and Forth”. Eles entraram em estúdio para gravar o disco, mas não parecia haver entusiasmo. Conforme a gravação seguia, Dave sentia que as músicas não soavam como eles mesmos, e aos poucos as tensões entre os integrantes foram piorando.

Depois de gastarem mais de 1 milhão de dólares na produção de um disco que soava terrível e quase acabou com a banda, os músicos decidiram descartar o material e dar um tempo. Dave foi tocar com o Queens of the Stone Age e os outros integrantes também se envolveram em outros projetos. A banda decidiu se apresentar no festival Coachella, como haviam programado, mas os ensaios turbulentos e cheios de brigas fizeram com que eles cogitassem encerrar as atividades após o show, caso sentissem que isso seria o certo. No entanto, após o sucesso da apresentação, eles acabaram decidindo continuar, voltar ao estúdio e começar de novo. O resultado foi o “One By One” que conhecemos, que foi bem mais barato e produzido mais rápido do que a versão inicial.

“Times Like These” foi uma das faixas que surgiram nesse tempo em que a banda tirou férias de si mesma. Ela fala sobre o período em que Grohl sentiu como se “não fosse ele mesmo” durante a gravação inicial do disco. Trata também das incertezas que ele sentia sobre o futuro da banda e se ele deveria tomar outro rumo ou continuar com o Foo Fighters. O resultado nós todos conhecemos. A banda superou uma das maiores crises que tiveram, “One By One” ganhou mais uma vez o Grammy para a banda e “Times Like These” se tornou um dos maiores hits do rock nos anos 2000. Só é difícil mesmo decidir qual versão da música é mais perfeita, a original ou a acústica.


I, I'm a one way motorway
I'm a road that drives away
Then follows you back home
I, I'm a street light shining
I'm a white light blinding bright
Burning off and on

It's times like these
You learn to live again
It's times like these
You give and give again
It's times like these
You learn to love again
It's times like these
Time and time again

I, I'm a new day rising
I'm a brand new sky that
Hang the stars upon tonight
I, I'm a little divided
Do I stay or run away
And leave it all behind?
Eu, eu sou uma estrada de mão única
Sou uma estrada que leva pra longe
E segue você de volta pra casa
Eu, eu sou um poste aceso
Sou uma luz branca ofuscante
Piscando sem parar

Em tempos assim
Você aprende a viver de novo
Em tempos assim
Você se entrega e se entrega de novo
Em tempos assim
Você aprende a amar de novo
Em tempos assim
Outra e outra vez

Eu, eu sou um novo dia nascendo
Sou um novo céu que
Sustenta as estrelas de hoje à noite
Eu, eu estou um pouco dividido
Devo ficar ou fugir pra longe
E deixar tudo isso pra trás?