domingo, 28 de junho de 2015

Almah – Sesc Santo Andre (27/06/2015):



Por Davi Pascale
Foto do show: Pagina do Facebook do SESC Santo André

Ontem foi dia de alegria para os headbangers do ABC. Almah, grupo liderado por Edu Falaschi, estreou seu novo baterista, Pedro Tinella, em uma ótima apresentação no Sesc Santo André. No final do show, os músicos receberam seus fãs para fotos e autógrafos.

Sem lançar disco novo há algum tempo, a banda atravessa um momento delicado com a saída do cultuado baterista Marcelo Moreira. A saída envolveu posts polêmicos na internet. Não poderia ser diferente a saída de um integrante de um grupo liderado por um ex-Angra. É sério! Adoro o grupo. Acompanho todos os trabalhos paralelos de perto (sou muito fã do Almah, inclusive), mas é inacreditável o quanto gostam de polêmica.

Quem o substituiu foi um jovem baterista, ainda desconhecido do grande público: Pedro Tinello. Segundo depoimento do Edu Falaschi, no show de ontem, o rapaz aprendeu todo o repertório em menos de um mês. O rapaz se saiu muito bem e foi bastante aplaudido após seu solo de bateria.

A apresentação não foi muito longa. Cerca de 90 minutos. O cantor explicou durante o show. “Estou tendo que fazer algumas adaptações no setlist. Tinha preparado um set maior, mas vou respeitar o horário do SESC”. O show, programado para iniciar às 20h, começou com um pequeno atraso de 5 minutos, aproximadamente. O som estava bem equalizado. Edu vem sendo bastante criticado por seu vocal há alguns anos, mas honestamente gostei bastante da sua performance ontem. Acima das minhas expectativas.

Minha coleção, devidamente autografada, por Edu

O show teve início com “Living And Drifting” (Motion). Os músicos estavam visivelmente bem humorados. Principalmente Falaschi. Era nítida a expressão de alegria no rosto do rapaz, que agradeceu, mais de uma vez, a oportunidade de voltar a cantar no SESC. Não deixou de agradecer, também, ao publico que continua acompanhando seu trabalho. Segundo o rapaz, sem o apoio dos fãs teria abandonada a carreira em 2003.

Assim como Edu, o guitarrista Marcelo Barbosa também possui uma grande leva de admiradores que gritavam seu nome a todo instante no show. O cara realmente é um ótimo músico e tocou vários solos trincados com perfeição. A banda, por sinal, está muito bem entrosada.

Os rapazes demonstraram diversos sons do Unfold, como já era esperado, mas seus outros álbuns não foram esquecidos. Canções como “Beyond Tomorrow” (Fragile Equality), “Children of Lies” (Almah) e até mesmo “Heroes  of Sand”, de seus tempos de Angra, fizeram a alegria dos fãs que compareceram ao local. Do mais recente álbum, destaco as performances de “Believer”, “The Hostage” e “Warm Wind”. Essa última, uma balada composta em homenagem à filha do líder do grupo. O show se encerrou com "King", extraída de seu primeiro álbum, época em que Almah ainda era um projeto do vocalista e não uma banda.

Depois da apresentação, os rapazes atenderam os presentes para fotos e autógrafos. Claro que aproveitei a oportunidade para assinar meus discos com o grupo e pegar a assinatura do Edu em alguns itens meus que ainda estavam sem seu rabisco. Um deles, em especial, chamou a atenção do cantor. “Disco do Mitrium! Esse é velho, hein?”, disse o cantor mostrando em seguida para os demais integrantes do grupo. Quem compareceu ao local, se divertiu bastante, não tem do que reclamar. Mesmo! Antes da apresentação, Falaschi apresentou um projeto intitulado “Vivência de Vocal com Edu Falaschi”, onde demonstrava sua técnica vocal. Esse evento, infelizmente, não consegui comparecer. Quem sabe na próxima...