quinta-feira, 9 de julho de 2015

Enuff Z´nuff – Covered In Gold (2014):



Por Davi Pascale

Grupo capitaneado pela dupla Donnie Vie e Chip Z´Nuff resolveu celebrar 3 décadas de rock n roll fazendo uma homenagem à seus heróis. Misturando gravações já manjadas entre seus fãs com material inédito, grupo entrega álbum sólido e divertido.

Muitos grupos gostam de realizar suas comemorações com material ao vivo. Alguns resolvem regravar um álbum clássico ou colocar uma coletânea com seus maiores sucessos no mercado. Os garotos de Illinois fizeram diferente. Resolveram comemorar a data interpretando canções de seus ídolos. Alguns já manjados, outros nem tanto.

O grupo surgiu na mídia no meio da efervescência da cena glam metal, mas seu som sempre foi um pouco fora do lugar comum. Ao mesmo tempo em que demonstravam suas influências de Def Leppard (principalmente no primeiro disco) também deixavam claro suas influências sessentistas, especialmente dos 4 rapazes de Liverpool. A comparação com os Beatles acontece desde sempre. Tanto pelo timbre de Donnie Vie (que muitos comparam ao John Lennon), quanto pela construção de algumas músicas. 

Sendo assim, era de se esperar que aparecesse alguma canção do universo dos fab-four por aqui. Por falta de uma, temos três: “Run For Your Life”, uma versão ao vivo para “You´ve Got To Hide Your Love Away”, além de uma releitura para “Jealous Guy”, pertencente à carreira-solo de John. As duas últimas já eram manjadas por aqueles que acompanham o grupo há alguns anos. A surpresa ficou por conta da canção de Rubber Soul.  A linha vocal se manteve bem próxima à original, enquanto o arranjo deu uma acelerada e ganhou um pouco mais de peso. Ficou bem legal!

Grupo comemora 30 anos de estrada com álbum de covers

Entretanto, surpresa mesmo foi uma releitura de “When The Doves Cry”, clássico do Prince. A música que é uma marca dos anos 80 e possui o arranjo original marcado pelo uso excessivo de sintetizadores (uma marca da música pop da época), ganhou um ar bem rock n roll em um arranjo cheio de guitarras. E funcionou muito bem! Def Leppard não foi lembrado aqui, mas o rock dos anos 80 foi celebrado em uma ótima versão de “She Sells Sanctuary” (The Cult) e uma versão não mais do que correta para “Yankee Rose” (David Lee Roth).

“Everything Works If You Let It” do Cheap Trick parece ter sido escrita para os rapazes. Soa como uma canção do grupo. Outras boas surpresas ficam por conta das regravações de “All Apologies” (Nirvana), que se encaixou perfeitamente na voz do rapaz, e “Stone Cold Crazy” (Queen). Comparar ao grupo de Freddie Mercury é sempre uma tarefa complicada, mas ao menos podemos dizer que ficou tão boa quanto – ou talvez melhor que – a versão do Metallica. Fazem parte do disco ainda, “The Stroke” (Billy Squier) e as já conhecidas versões de “Tears Of a Clown” (Smokey Robinson), “Jean Genie” (David Bowie), além de uma versão ao vivo de seu primeiro hit: “The New Thing”.

A maior dificuldade em um projeto desses, além de conseguir dar uma cara própria para não soar como banda baile, acredito que seja criar arranjos e uma sequência onde canções de universos tão distintos faça sentido. E os rapazes conseguiram! O álbum não soa como uma colcha de retalhos. Os caras sabem exatamente o que estão fazendo. E isso faz a diferença em um projeto desses. Trabalho extremamente bem feito e extremamente divertido. Mais do que recomendado!

Nota: 9,0/10,0
Status: Sólido e divertido

Faixas:
      01)   Everything Works If You Let It
      02)   Stone Cold Crazy
      03)   She Sells Sanctuary
      04)   All Apologies
      05)   Believe It Or Not
      06)   The Jean Genie
      07)   Run For Your Life
      08)   When The Doves Cry
      09)   Tears Of a Clown
      10)   The Stroke
      11)   Yankee Rose
      12)   Jealous Guy
      13)   You´ve Got To Hide Your Love Away (Bonus Ao Vivo) 
      14)   New Thing (Bonus Ao Vivo)