segunda-feira, 13 de julho de 2015

DragonForce - In the Line of Fire (DVD) (2015)

Por Rafael Menegueti

DragonForce - In the Line of Fire (DVD)
Conhecidos por serem uma banda um tanto quanto exibicionista, é até de se estranhar que tenha levado tanto tempo para que o DragonForce lançasse seu primeiro registro em DVD. Dezesseis anos e seis álbuns de estúdio vieram antes do que muitos fãs da banda aguardavam ansiosos. “In the Line of Fire” foi lançado oficialmente no dia 10, e é bem sucedido na ideia de aproximar seus fãs de sua música e universo que rodeia a banda e seus integrantes.

O show escolhido para o registro foi realizado no dia 18 de outubro de 2014, no Loud Park Festival, na cidade de Saitama no Japão. Claro que essa é uma escolha fácil. O power metal, álias, o metal em geral é bem popular por lá. E o público japonês é um dos mais diferenciados e apaixonados do mundo, garantindo sempre uma boa e numerosa audiência. Não é à toa que muitas bandas escolhem a terra do sol nascente para fazer registros ao vivo.

Cena do show
O show tem o repertório que a banda vem apresentando regularmente na turnê do álbum “Maximum Overload”, embora algumas ausências sejam bem sentidas, como o single “The Game”, desse mesmo álbum, e “Heroes of Our Time” (Ultra Beatdown, 2008). No demais, as 10 canções escolhidas priorizam o repertorio do disco mais recente, com faixas como “Three Hammers, “Tomorrow’s Kings” e a cover do clássico “Ringo of Fire”, de Johnny Cash, além de alguns clássicos absolutos da carreira do grupo inglês, como “Fury of the Storm”, “Black Winters Night”, “Cry Thunder”, “Valley of the Damned”, e claro, a sempre obrigatória “Through the Fire and Flames”.

Marc Hudson foi bem em seu primeiro registro ao vivo
Quanto a performance da banda, não há muito mistério. Como sempre, a grande virtuosidade e velocidade da dupla de guitarristas Sam Totman e Herman Li são um espetáculo à parte no desempenho da banda ao vivo, sempre brincando entre si e dando aquela ênfase característica em seus solos velozes e exibidos. O vocalista novo, Mark Hudson, prova que seu entrosamento com a banda é mais do que satisfatório, com boa interação com o público, carisma e boa técnica. Ele consegue segurar bem os agudos e a intensidade tanto das canções de sua fase quanto nas da fase de ZP Theart. Derrubam por terra também aquela bobagem de que os shows da banda seriam ruins. E eu já os vi duas vezes ao vivo e relatei aqui, posso garantir isso.

Vale destacar também o entrosamento dos outros músicos formando uma banda coesa e alinhada, que se diverte e entretêm o público no palco com momentos únicos, como quando os guitarristas Sam e Herman, o tecladista Vadim Pruzhanov e o baixista Frédéric Leclercq se juntam e intercalam as mãos nos instrumentos que tocam durante a execução de “Valley of the Damned”. Quer algo mais a cara da banda do que isso?

DVD também mostra um pouco do universo dos membros da banda
Outro detalhe é que o DVD não é apenas um registro ao vivo. Intercaladas com as canções estão pequenos documentários que mostram um pouco da intimidade dos integrantes, como quando Herman Li participa de competições automobilísticas, ou as coleções de maquinas de pinball de Sam, e de guitarras e baixos de Frédéric. Mostra também o dia-a-dia da banda na estrada, durante essa turnê mundial que já passou por quase todos os cantos do planeta. Formando assim o pouco mais de 90 minutos de duração do lançamento, que finalmente sacia a demanda dos fãs por um lançamento em vídeo do grupo.

DragonForce
Cena do DVD

Nota: 8,5/10
Status: Excitante

Faixas:
01. Fury Of The Storm
02. Three Hammers
03. Black Winter Night
04. Tomorrow's Kings
05. Seasons
06. Symphony Of The Night
07. Cry Thunder
08. Ring Of Fire
09. Through The Fire And The Flames
10. Valley Of The Damned