sábado, 25 de julho de 2015

Symphony X – Underworld (2015)

Por Rafael Menegueti

Symphony X - Underworld
Existem bandas que são um pouco subestimadas se olharmos a carreira delas como um todo. Pra mim o Symphony X é um exemplo claro disso. A banda de Nova Jérsei tem 21 anos de estrada e uma discografia sólida, mas não tem o mesmo reconhecimento que bandas contemporâneas do estilo, como o Dream Theater, por exemplo, possuem.

A banda do excelente vocalista Russell Allen, e do guitarrista Michael Romeo lançou ontem (24/07) seu nono álbum de estúdio, “Underworld”, que mostra que o grupo continua em ótima forma, mesmo depois de tantos anos de carreira, desde a temática das músicas (aqui, o submundo, com referências a obra “A divina Comédia”, de Dante Alighieri), até a sua execução. O que a arte da capa tem de feia (desculpem, mas é), o disco tem de excelente. Coeso e uniforme, o som da banda segue sendo uma potente demonstração de técnica e peso, alinhada com o estilo de música que eles sempre produzem.

Os elementos do som do Symphony X são fáceis de identificar. Muita ênfase em riffs pesados e que fogem de lugares comuns sem parecer complexos demais, aliado a arranjos de teclados e sinfônicos que dão atmosfera e incrementam as faixas com perfeição. Ao iniciar o disco com “Overture” e o excelente single “Nevermore”, nós já temos uma ideia do quão incrível será o que está por vir. Embora use estruturas musicais complexas, naturais do metal progressivo, o disco não fica cansativo. Pelo contrario, as melodias e arranjos tornam a audição de “Underworld” viciante.

Os membros do Symphony X
É com agressividade que o disco prossegue em “Underworld”, faixa título do trabalho. Já em “Without You” o que temos é uma canção mais cadenciada, com arranjos belos e vocais de tirar o folego. Um maior uso de peso e velocidade marcam “Kiss of Fire”, enquanto “Charon” é marcada por um solo alucinante e vocais impecáveis. A longa “To Hell and Back” é a melhor faixa do disco, com arranjos únicos e ótima presença de todos os músicos e elementos da banda. “In My Darkest Hour” se destaca pelo riff selvagem e o bom refrão, enquanto “Run With the Devil” tem uma estrutura mais complexa, mas ainda assim com uma melodia empolgante. “Swan Song” é a canção mais suave do disco, e pelo modo como a banda trabalha suas canções, sua melodia é proporcionalmente bela. O disco se encerra com “Legend”, que deixa a certeza de que esse disco não tem uma única faixa ruim.

“Underworld” prende o ouvinte do começo ao fim. Ganha ele logo nos primeiros minutos de audição. Ao mesmo tempo que o disco exige a atenção do ouvinte, ele não fica chato ou monótono em nenhum momento. Todas as faixas parecem muito bem conectadas e em perfeita sintonia. As atuações de todos os integrantes são notáveis. Talvez fosse exagero , causado pelo calor do momento, afirmar que esse seria o melhor trabalho da banda. Honestamente não sei. Mas que “Underworld” já figura entre os meus favoritos, não só do Symphony X, mas de todo o gênero do metal progressivo, isso sim. E já é, na minha opinião, o melhor disco do ano até o momento. Isso eu afirmo sem medo.


Nota: 10/10
Status: Perfeito

Faixas:
1. Overture
2. Nevermore
3. Underworld
4. Without You
5. Kiss Of Fire
6. Charon
7. Hell And Back
8. In My Darkest Hour
9. Run With The Devil
10. Swansong
11. Legend