domingo, 26 de julho de 2015

Guns n´ Roses – Appetite For Democracy (2014):



Por Davi Pascale
Enquanto novo álbum não vem, Axl Rose solta novo DVD ao vivo. Gravado originalmente com tecnologia 3D, apresentação celebrava 25 anos de seu debut e 4 anos de seu mais recente álbum. Filme conta com ótima qualidade de gravação, mostra uma banda de bem com a vida e deve agradar aos seus fiéis admiradores. Material chega ao mercado em DVD e blu-ray.
Algumas coisas não mudam. No universo do Guns n´ Roses tudo sempre foi uma novela e continua sendo. Nesse exato momento está havendo uma discussão sobre quando será lançado o novo álbum de estúdio do grupo. Há também uma outra turma que está questionando se esse álbum será realmente lançado um dia. Não é de se estranhar essa situação. Chinese Democracy foi lançado em 2008, quinze anos após o disco de covers Spaghetti Incident. Foram 11 anos para ficar pronto. Parece que o novo projeto vai pelo mesmo caminho. Já se passaram 7 anos que o polêmico disco chegou às lojas e cada hora falam uma coisa. Pelo menos, não pararam de excursionar...
A apresentação que deu origem à esse registro foi gravada em 2012, no The Joint. Um dos cassinos de Las Vegas. O mesmo local onde o Aerosmith gravou seu álbum Rockin´ The Joint e o Def Leppard gravou Viva!Hysteria. Certamente, deve ser uma experiência única assistir artistas que costumam se apresentar para grandes multidões tocando em um local com capacidade máxima de 4.000 pagantes. No caso do Guns, nessa ocasião, foram realizadas 12 apresentações. Todas sold-out!


Show está bem produzido

O show teve um set bem dosado. 7 músicas de Appetite, 7 do Use Your Illusion, 5 do Chinese Democracy, 2 do Lies e algumas dos álbuns solo de seus músicos. Definitivamente, não estão vivendo do passado. Tudo bem, sempre será discutível se Axl Rose deveria utilizar o nome Guns n Roses em um lineup onde só tem ele da formação clássica, mas os caras estão olhando para frente. Várias músicas de seu último trabalho (em alguns shows eles apresentam algumas que não entraram no vídeo como “Madagascar” e “I.R.S.”), novas tecnologias, nova postura.
Sim, Ax Rose continua judiando de seus fãs, fazendo com que esperem por horas até que resolva subir no palco (como disse, algumas coisas não mudam), mas continua compensando com apresentações longas e bem desenvolvidas. Embora também sinta falta de alguns dos antigos integrantes (comecei a acompanhar o Guns em 1989), em especial o Slash, não há como negar que os músicos que estão por trás dessa nova formação são competentes. E também não dá para criticar os rapazes pelo fato de nosso amiguinho megalomaníaco querer continuar usando o nome do conjunto que o tornou famoso. São apenas músicos contratados querendo ganhar a vida honestamente.
Os caras entregam aqui um show com ótima produção. Diversas dançarinas, piano elevado, explosões de fogos. Está tudo aqui. A banda está com uma energia legal. Assisti a passagem que fizeram ao país em 2009 e lembro que quem me chamou mais atenção no show – fora o Axl, é claro – foram os guitarristas. Em especial o DJ Ashba. Aqui, mais uma vez, a trupe de guitarristas se destaca.


Apresentação conta com presença de dançarinas

Muitos devem estar se questionando sobre a voz de Axl Rose, principalmente depois da fatídica apresentação do Rock In Rio 2011. E a verdade é: está ok. Está boa, mas esqueça aquele Axl do VHS Live In Tokyo que atacava a voz pra cima o tempo todo e cantava com o vocal rasgado quase todo o tempo. Aqui, ele rasga a voz uma vez ou outra e abusa dos falsetes, em diversas músicas, para cantar as passagens altas. Diria que está próximo de sua performance no Rock in Rio de 2001. Aquela que tinha o Buckethead. Se você gosta dele naquele show, irá amar o DVD. Se você deixou de acompanhar a banda nos anos 90 e irá adquirir por nostalgia, cuidado!
Como não poderia deixar de ser, o show é longo e se aproxima das 3 horas de duração. No bônus, há entrevistas com os músicos. Não, Axl não aparece (é, realmente algumas coisas não mudam). A qualidade de áudio e imagem é espetacular. O único senão é que é nítido que o áudio foi refeito em estúdio. Eu sei que isso é comum, mas poderia ter sido menos na cara dura. De todo modo, o filme é legal de assistir e deve agradar aos fãs. Músicas de destaque: “Welcome to The Jungle”, “Better”, “Estranged”, "Novemver Rain", "The Seeker" (cover do The Who), "Nightrain" e "Used To Love Her". Recomendado!
Nota: 8,0/10,0
Status: Bem Gravado
Faixas:
    01)   Chinese Democracy
    02)   Welcome To The Jungle
    03)   It´s So Easy
    04)   Mr. Brownstone
    05)   Estranged
    06)   Rocket Queen
    07)   Live And Let Die
    08)   This I Love
    09)   Better
    10)   Motivation
    11)   Catcher In The Rye
    12)   Street Of Dreams
    13)   You Could Be Mine
    14)   Sweet Child O´ Mine
    15)   Another Brick In The Wall Pt 2
    16)   November Rain
    17)   Objectify
    18)   Don´t Cry
    19)   Civil War
    20)   The Seeker
    21)   Knockin´ On Heaven´s Door
    22)   Nightrain
    23)   Used To Love Her
    24)   Patience
    25)   Paradise City
    26)   Dizzy Reed Interview
    27)   Tommy Stanton Interview
    28)   Ron ‘Bumblefoot’ Thal Interview
    29)   DJ Ashba Interview