domingo, 2 de agosto de 2015

Xandria - Fire & Ashes EP (2015)

Por Rafael Menegueti

Xandria - Fire & Ashes EP
Os alemães do Xandria lançaram nesse último dia 31 o seu novo trabalho, o EP “Fire & Ashes”. O disco é uma continuação da nova fase da banda, que tem agora nos vocais a holandesa Dianne van Giersbergen (não confundir com a Anneke van Giersbergen, elas não tem parentesco). Depois do excelente “Sacrificium”, lançado no ano passado, esse novo lançamento mostra uma banda com uma identidade muito bem evoluída em sua música.

“Fire & Ashes” possui sete músicas. Dessas, as três primeiras são inéditas, outras duas são covers e duas são regravações de dois clássicos da banda. Uma escolha interessante para um EP, deixando o registro bem interessante para os fãs, já que muitas vezes, por ser um EP e ter menos músicas que um álbum completo, algumas pessoas podem não demonstrar tanto interesse no mesmo. Essa escolha da banda me parece ter sido bem sucedida em atrair os olhares, já que havia bastante ansiedade pelo disco.

O metal sinfônico do Xandria evoluiu bastante desde a saída de Lisa Middelhauve, em 2008. Após duas outras vocalistas, tendo apenas Manuela Kraller lançado um disco com a banda (“Neverworld’s End”), Dianne veio para ficar e se tornou logo a cara do Xandria. Nessa nova fase, o grupo aparece bem mais atmosférico e com um peso muito bem distribuído em suas canções.

As três faixas inéditas presentes no disco são boas mostras da evolução das melodias e arranjos que o grupo cria. “Voyage of the Fallen” tem um aspecto que lembra o Epica a princípio, mas consegue ter uma sonoridade própria e característica do Xandria com vocais precisos e andamento cativante. “Unembraced” tem uma melodia mais envolvente e um pouco mais na linha dos trabalhos antigos da banda, com bom uso dos teclados. Já “In Remembrance” é uma balada carregada pelo piano e que vai crescendo aos poucos, e onde os vocais de Dianne se destacam mais uma vez. Uma melodia bela, um pouco previsível é verdade, mas agradável demais para que isso seja um defeito.

Os membros do Xandria
As faixas regravadas são ambas da fase com Lisa Middelhauve na banda. “Ravenheart” pode ser considerada o maior sucesso do grupo naquele período, enquanto “Now & Forever” é outro single muito bem sucedido e uma das favoritas dos fãs. Ambas são muito bem trabalhadas, preservando a essência da composição original e inserindo os elementos da sonoridade atual do grupo com equilíbrio.

E os covers acrescentados ao disco deixaram o trabalho ainda mais vivo e empolgante. “I Would do Anything for Love (But I Won't Do That)”, clássico do Meat Loaf ficou impecável com os arranjos da banda, que conseguiu combinar o seu estilo com uma faixa que originalmente já é excelente. A faixa tem participação do vocalista italiano do My Propane, Valerio Recenti. O EP se encerra com o cover de “Don’t Say A Word” do Sonata Arctica, onde a banda além de fazer bom uso de seus elementos bem misturados aos da canção original, ainda teve a interessante ideia de dar uma adaptada na letra, dando a ideia de que a historia original nessa versão estaria sendo contada do ponto de vista da mulher. Essa faixa também estará no tributo à banda finlandesa que será lançado em breve.

Em resumo, o trabalho que o grupo entrega é de primeira, imperdível pra quem é fã da banda, e recomendadíssimo para quem curte o estilo. Todos os elementos se encaixam, e a banda segue demonstrando o quanto estão se tornando musicalmente mais focados. O Xandria já era um dos principais nomes da cena do metal sinfônico, e nesse EP eles dão mais um passo para se tornar um dos maiores.


Nota: 9/10
Status: Equilibrado e empolgante

Faixas:
1. Voyage Of The Fallen
2. Unembraced 
3. In Remembrance 
4. I Would Do Anything For Love (But I Won't Do That) (Meat Loaf Cover)
5. Ravenheart (Remake)
6. Now & Forever (Remake)
7. Don't Say A Word (Sonata Arctica Cover)