segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Brandon Flowers – The Desired Effect (2015):



Por Davi Pascale

Cantor do The Killers chega ao seu segundo álbum solo. Com trabalho consistente, mantém sua identidade e deixa claro sua admiração pelos 80´s.

A influência de anos 80 é descarada. Obviamente, não estou falando daquele hard rock de arena que invadiu as rádios na época. Quem conhece o rapaz, sabe que essa não é sua praia. Mas não há como negar a influência da música pop daquela época. As programações por trás das canções bebem bastante da sonoridade de grupos como Pet Shop Boys, Depeche Mode, Erasure... Na canção “I Can Change”, inclusive, o rapaz vai além de mera influência e utiliza um sampler de “Smalltown Boy”, um dos grandes hits da época.

Outros grandes exemplos da nítida influência do synthpop seriam “Can´t Deny My Love”, “Lonely Town” e “Diggin´ Up The Heart”. Faixas que poderiam ter sido tocadas nas danceterias ou ainda terem entrado em alguma trilha de filme da época. Quando paramos para ler o encarte, notamos que isso deve ter sido intencional. Afinal, o rapaz se cercou de diversos músicos da época para gravar o disco. Entre os músicos convidados estão nomes Tony Levin (Peter Gabriel), Bruce Hornsby, Neil Tennant (Pet Shop Boys), só para citar alguns. Quem também dá as caras por aqui é seu parceiro do The Killers, o baterista Ronnie Vannuci Jr.

Muitos artistas quando decidem gravar um trabalho solo, decidem explorar novos territórios, fazer algo totalmente distinto de seu grupo principal. Brandon parece não se importar muito com isso. A aproximação do músico com os sintetizadores não é uma novidade. No álbum Hot Fuss, por exemplo, o uso de sintetizadores foi explorado ao máximo. Além disso, algumas canções daqui poderiam ter sido gravadas com seu grupo, que os fãs não reclamariam. Caso da faixa que abre o álbum, “Dreams Come True”, ou de “Untangled Love”.

Programações com pegada oitentista rondam novo álbum do cantor

Bom, não é de se estranhar que mantenha ecos de The Killers por aqui. Afinal, The Desired Effect foi gravado no Battle Born Studios em Nevada (estúdio do conjunto) e contou com as mãos de Alan Moulder na mixagem. O mesmo rapaz que mixou os álbuns Sam´s Town e Battle Born. A produção do disco ficou por conta de Ariel Rechtshaid. O rapaz já produziu artistas como We Are Scientists e Haim, além de singles de grandes nomes da música pop como Beyoncé, No Doubt e Madonna.

Se as músicas mais agitadas nos remetem ao cenário pop eletrônico da época, as baladas nos remetem à outra sonoridade daquela década. “Still Want You”, “Never Get You Right” e, principalmente, “Between Me And You” nos remetem bastante à grupos como Simple Minds e U2. Principalmente, a linha vocal. Bono Vox ficaria orgulhoso...

Quem é fã do The Killers, provavelmente irá curtir o disco do rapaz. Todas as características principais deles estão por aqui. As guitarras misturadas com os sintetizadores, os vocais mais melodiosos, aquela sonoridade meia cassino Las Vegas também marca território em determinados momentos. Trabalho bacaninha... 

Nota: 7,5 / 10,0
Status: Consistente

Faixas:
      01)   Dreams Come True
      02)   Can´t Deny My Love
      03)   I Can Change
      04)   Still Want You
      05)   Between Me And You
     06)   Lonely Town
     07)   Digging Up The Heart
     08)   Never Get You Right
     09)   Untangled Love 
     10)   The Way It´s Always Been