domingo, 16 de agosto de 2015

Bullet for My Valentine - Venom (2015)

Por Rafael Menegueti

Bullet for My Valentine - Venom
Os galeses do Bullet for My Valentine sabiam que não seria uma tarefa fácil colocar no mercado o sucessor do mediano “Temper Temper”. A banda de metalcore sempre prezou por fazer um som pesado e ácido, mas a temática de angustia adolescente e os refrães e melodias com apelo comercial afastavam um pouco a banda do público mais maduro e exigente do metal.

Talvez por isso a melhor escolha tenha sido de fato buscar um meio termo entre o que tornou a banda popular em primeiro lugar, resgatando um pouco da sonoridade dos primeiros álbuns, e um uso maior de agressividade e força para mostrar que a banda amadureceu e consegue sim fazer um disco de metal empolgante. O resultado dessa busca está em “Venom”, que foi lançado nessa semana.

A banda conseguiu de certo modo cumprir com esse objetivo. “Venom” é de fato um álbum com muito peso, quase repetindo o clima de “The Poison”, primeiro disco da banda. Mas as melodias e arranjos me remetem principalmente ao terceiro disco da banda, o também bom “Fever”. A primeira pancada do disco, “No Way Out” é uma faixa que poderia facilmente estar naquele disco. A influência forte de thrash metal continua sendo uma aposta da banda, mas eles adquirem uma cara própria com seu jeito de criar andamentos velozes e foco em riffs rápidos. Essa é a principal característica de “Army of Noise”. Em “Worthless” e “Venom”, a banda volta a mostrar seu lado mais radiofônico, sendo essas canções com apelo mais “adolescente”.

Quinto álbum da banda galesa funciona como um retorno às origens
O single “You Want a Battle? (Here’s A War)” é outra canção simples e com a cara da banda. Serve como hit, mas não chega a surpreender. “Broken” por sua vez é mais amadurecida e se destaca no álbum. A sonoridade mais jovial e com pitadas pop-rock volta a dar as caras em “Skin” e “Hell or High Water”. A faixa que encerra o disco, “Pariah”, já volta a ser mais agressiva e investe em uma sequencia de riffs bem elaborados. O disco ainda tem faixas bônus variadas em cada uma de suas versões diferentes lançadas pelo mundo.

“Venom”, a meu ver, é um disco onde o BFMV procura um espaço maior dentro da cena metal. Em determinados momentos, com o uso de bons riffs, andamentos rápidos e muito peso, a banda consegue essa aproximação. Mas a temática e clima das canções, reforçadas pelo retorno à sonoridade dos primórdios de sua carreira, ainda impedem que grupo possa se firmar entre os fãs exigentes do gênero. O Bullet for My Valentine lançou mais um bom disco, mas que continuara sendo ouvido apenas pelos adolescentes e fãs menos xiitas do estilo. Pra eles deu certo até agora, então tudo bem.


Nota:7,5/10
Status: Jovial e agressivo 

Faixas:
01. V
02. No Way Out
03. Army of Noise
04. Worthless
05. You Want a Battle? (Here's a War)
06. Broken
07. Venom
08. The Harder the Heart (The Harder It Breaks)
09. Skin
10. Hell or High Water
11. Pariah
12. Playing God (Bonus Deluxe Edition)
13. Run for Your Life (Bonus Deluxe Edition)
14. In Loving Memory (Bonus Deluxe Edition)
15. Raising Hell (Bonus Deluxe Edition)