segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Paralamas do Sucesso – Teatro Paulo Machado (15/08/2015):





Por Davi Pascale

Os Paralamas do Sucesso se apresentaram no último sábado em São Caetano. Com uma performance enérgica, direta e cheia de hits, os músicos fizeram a alegria dos fãs.

Os garotos estão em uma turnê comemorativa. No ano passado, soltaram um novo álbum ao vivo, em parceria com o canal Multishow (já resenhado nesse blog), celebrando 30 anos de estrada. Foi exatamente esse show que os fãs de São Caetano tiveram a oportunidade de conferir.

A apresentação, marcada para às 21h, iniciou com 20 minutos de atraso. Logo de cara, percebíamos que os músicos utilizavam uma posição de palco um pouco incomum. Os três ficaram alinhados no centro do palco. João Barone à esquerda, Bi Ribeiro no centro e Hebert Vianna à direita. Os músicos de apoio ficaram mais prá trás. No fundo do palco, um grande telão, mostrava o nome da música, capa e ano do disco e algumas imagens do grupo. A idéia é bacana, mas acho que os músicos poderiam ter ficado um pouco mais à frente.

Diante de um teatro lotado, o trio fez um show impecável. Som perfeito. Setlist cobrindo todas as fases da banda e repleto de hits. Herbert Vianna, desde que sofreu o acidente com o ultraleve em 2001, ficou com fortes seqüelas. Sua habilidade enquanto instrumentista, obviamente, diminuiu. Muitos, na época, questionavam se seria ainda capaz de liderar o grupo. Se nos anos iniciais demonstrava dificuldade nas apresentações, o que é absolutamente compreensível, no show de ontem provou que isso ficou no passado. Obviamente, o músico não improvisa mais como antes, mas toca com bastante segurança os solos e riffs que compôs décadas atrás. Ao lado de sua cadeira de roda, fica um teclado onde controla os efeitos da guitarra, já que o músico perdeu o movimento das pernas.

Músicos apresentaram hit atrás de hit

Os arranjos estão mais fiéis ao disco. E o show está mais direto. Se no passado, o músico gostava de trocar algumas palavras entre as músicas, agora fala somente o essencial: “olá, boa noite”, “muito bom estar nessa cidade linda”, “tchau, até a próxima”, não muito mais do que isso. Dá para contar nos dedos quantas vezes, ele se dirigiu ao publico e sempre bem econômico.

O show começou com a instrumental “Vulcão Dub” emendando no hit “Alagados”. Já ficou claro que os músicos não estavam para brincadeira. Super bem entrosados, contagiaram o público logo de cara. A apresentação seguiu com “Cuide Bem do Seu Amor”, “Seguindo Estrelas” e “O Calibre”. O show seguiu assim, misturando hits de diferentes épocas, com pouca fala e muito som. Músicas como “Meu Erro”, “Óculos”, “Lanterna dos Afogados” e “Lourinha Bombril” animaram a platéia.

O bis contou com 5 músicas, onde vale destacar a balada “Caleidoscópio”, a animada “Vital e Sua Moto” e o cover da Legião “Que País É Esse?”, responsável por fechar a noite. Antes que questionem... Não, não houve coro de “Fora, Dilma”, pelo menos não chegou aos meus ouvidos. Não dá para saber se a atitude dos músicos seria mais para Lobão ou mais para Titãs. Faltando poucos minutos para às 23h, o grupo deixou o palco com a sensação de dever cumprido. Quem compareceu, certamente se divertiu e não tem muito do que reclamar da apresentação. Provavelmente, o melhor show que assisti aqui no ABC desde que me mudei para cá!