quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Música comentada: Temple of the Dog – Hunger Strike

Por Rafael Menegueti

Os músicos do Pearl Jam e Soundgarden juntos
Em 1991, em meio a explosão do grunge de Seattle, o supergrupo Temple of the Dog lançou seu primeiro e único álbum de estúdio. O projeto era formado pelos membros do Soundgarden Chris Cornell e Matt Cameron, e dois ex-membros do Mother Love Bone (Stone Gossard e Jeff Ament), além dos então desconhecidos Eddie Vedder e Mike McCready. A união dos músicos ocorreu em 1990, como um tributo a Andrew Wood, vocalista do Mother Love Bone que havia morrido no começo daquele ano. O álbum homônimo lançado pelo grupo tinha varias canções memoráveis, a maior parte em homenagem a Andrew, como “Say Hello 2 Heaven” e “Reach Down”.

Mas a canção que mais fez sucesso nesse tributo foi “Hunger Strike”. A faixa é a única do álbum em que Eddie Vedder aparece fazendo dueto com Chris Cornell, já que ele aparece apenas como backing vocal em algumas das outras canções. O músico entrou no projeto por acaso, pois havia ido a Seattle participar de uma audição justamente para o que viria a ser o Pearl Jam, com Gossard e Ament. Cornell estava tendo dificuldades em gravar os vocais como  ele tinha em mente. Foi então que Vedder entrou e gravou parte dos vocais, exatamente como Chris Cornell havia pensado em fazer. Então eles decidiram usar a voz de Vedder como um dueto.

Após o fim da participação no projeto, os músicos acabaram formando o Pearl Jam, Chris Cornell e Matt Cameron voltaram ao Soundgarden, e o Temple of the Dog virou um icônico momento da historia do grunge. A banda fez apenas um show em 1990, e algumas reuniões rolaram, mais precisamente em shows do Pearl jam em que Cornell aparecia para fazer uma participação, já que Matt Cameron também se tornou baterista da banda alguns anos mais tarde.


I don't mind stealing bread
From the mouths of decadence
But I can't feed on the powerless
When my cup's already overfilled

But it's on the table
The fire is cooking
And they're farming babies
While the slaves are working
The blood is on the table
And their mouths are choking
But I'm goin' hungry

Eu não me importo de roubar pão
Das bocas da decadência
Mas eu não posso me alimentar dos sem poder
Quando meu copo já está cheio

Mas está na mesa
O fogo está cozinhando
E eles estão criando bebês
Enquanto os escravos trabalham
O sangue está na mesa
E as bocas se engasgando
Mas minha fome está aumentando