sábado, 19 de setembro de 2015

Rock In Rio - O que esperar hoje (19/09)

Por Rafael Menegueti

Começou mais uma edição do Rock In Rio. O maior festival de música do Brasil terá muitas atrações para o publico roqueiro em geral. Mesmo que muitos reclamem das atrações, já que o festival não é 100% de rock, existem sim muitas coisas legais pra ver no festival. Ontem, por exemplo, a primeira noite teve um show especial celebrando o festival e que reuniu nomes como Titãs, Jota Quest, Dinho Ouro Preto, Andreas Kisser, entre outros, tocando sucessos de suas respectivas bandas. Alem deles, One Republic e Queen foram os principais nomes internacionais da noite.

Quem não pode ir à Cidade do Rock, no Rio de Janeiro, pode conferir todas as atrações pelo canal pago Multishow, como ocorreu nas outras edições recentes. Por isso, irei falar um pouco do que esperar das atrações nos dias voltados ao rock do festival, começando por hoje, a primeira noite dedicada ao heavy metal.

Noturnall + Michael Kiske

Às 15:15, o Noturnall sobe ao palco. A banda que surgiu em 2013 e já lançou dois álbuns e um DVD é uma das novidades da cena brasileira, embora seja formada por músicos já conhecidos. Quatro deles são ex-membros do extinto Shaman, com a adição do baterista Aquiles Priester, renomado e considerado um dos melhores do mundo. Junta-se a eles o ex-vocalista do Helloween, atualmente no Unisonic, Michael Kiske, que também tem um considerável numero de fãs por aí. O show promete ser bem interessante para fãs de metal melódico e power metal em geral.

Angra + Dee Snider + Doro Pesch

Angra, Dee Snider e Doro
Nem preciso dizer que o Angra é uma das principais atrações do metal nacional. A banda volta ao Rock In Rio depois da fraca apresentação de 2011, algo que não deve se repetir já que a banda está em grande forma, com Fabio Lione nos vocais e divulgando seu bom disco “Secret Garden”, em show marcado para as 16h30. A banda será acompanhada do icônico vocalista do Twisted Sister, Dee Snider, e também da alemã Doro Pesch, que aparece em uma parceria com a banda no mais recente trabalho. Promete ser um showzaço.

Ministry + Burton C. Bell

Primeira atração internacional da noite, essa é pra quem curte metal industrial. Talvez alguns não saibam, mas essa banda de Chicago começou fazendo synthpop na mesma linha de grupos como New Order e Depeche Mode. A banda de Al Jourgensen, único da fomação original, mudou para o metal em meados dos anos 80, se tornando um dos principais nomes do metal industrial. O vocalista Burton C. Bell, da também aclamada banda do mesmo estilo Fear Factory participará com eles do show, marcado para as 18h. Vale a pena conferir.

Korn

Korn
Precursores do nu metal, o Korn deve fazer um show intenso e pesado. A banda na minha opinião foi injustiçada pelo festival sendo colocada no palco sunset, às 20h. Pra mim, esse lugar seria mais apropriado ao Royal Blood talvez, já que o Korn é bem mais experiente e tem mais fãs. A banda esteve no Brasil no Monsters of Rock realizado em 2013, e volta sem nenhum outro trabalho lançado desde então, o que deve tornar o show bem próximo do daquela ocasião.

Gojira

Gojira
Essa é uma banda que vale a pena conhecer. Primeira banda a subir no Palco Mundo, às 19h, os franceses do Gojira fazem um som que une metal progressivo death, com muita competência. O quarteto deve fazer um belo show, apresentando músicas de seus cinco álbuns já lançados desde 2001. O mais recente disco da banda foi lançado em 2012, e eles estão trabalhando em um novo para o ano que vem.

Royal Blood

Royal Blood
Novidade da cena britânica, esse duo deve ser uma das revelações que se apresentam no Palco Mundo, subindo ao palco às 21h. A banda tem influências de garage rock, stoner e blues, e chama a atenção por não ter guitarras, sendo formada apenas por Mike Kerr, no baixo e voz, e Ben Thatcher na bateria. O seu estilo se difere um pouco das outras bandas da noite. Isso somado ao fato de eles ainda não serem tão populares aqui pode trazer algum problema com o público. Espero que não, pois o som deles é muito competente e atual.

Mötley Crüe

Uma das bandas mais conhecidas do hard rock e glam dos anos 80, o Mötley Crüe está fazendo sua turnê de despedida. O que significa que essa deve ser a ultima passagem da banda pelo Brasil. Só esse detalhe já torna o show interessante. Não sei ao certo a quantas anda atualmente a performance do quarteto conhecido pelos seus excessos e confusões, mas não deve faltar animação e sucessos para marcar essa despedida do publico brasileiro. Começa às 22h30

Metallica

Mais uma vez, Metallica!
O headliner da noite já é figura carimbada do festival. Sim, o Metallica estará no Rock In Rio mais uma vez, a oitava no festival. Sim, o repertorio deve ser o mesmo, sem grandes surpresas, já que nada novo saiu desde as ultimas vezes que eles estiveram por aqui. Sim, os fãs, mesmo sabendo disso, devem lotar a Cidade do Rock. Porque? Não importa que seja a quarta vez da banda no país nos últimos cinco anos, o Metallica SEMPRE faz um show espetacular. Se você for fã e não se importar com o mais do mesmo que virá, é só ficar acordado às 00h15 para conferir.