terça-feira, 3 de novembro de 2015

W.A.S.P. – Golgotha (2015):





Por Davi Pascale

Depois de um hiato de seis anos, grupo de Blackie Lawless solta novo álbum. Golgotha traz material extremamente sólido. Certamente, o melhor trabalho do grupo em anos. Entretanto, o conteúdo das letras assustará boa parte de seus fãs.

Vários fatores colaboraram com o adiamento do novo disco: as cirurgias que Blackie Lawless passou (ombro e perna), a turnê comemorativa de 30 anos (que deveria ter passado pelo Brasil, mas teve seus shows cancelados), entre outros assuntos mais (a morte de seu irmão também deu uma bela abalada no rapaz). O fato é que demorou, mas chegou.

É verdade que tem um tempo que não lançam um álbum de destaque na cena, mas também é verdade que a qualidade de seus discos sempre foi alta. Lawless é um compositor de mão cheia. Foram pouquíssimas vezes em que pisou na bola. Aqui, não é diferente. Golgotha traz, mais uma vez, arranjos bem resolvidos com ótimos riffs de guitarra, a voz sempre potente de Blackie Lawless e vários elementos que resgatam a sonoridade clássica do grupo.

Integrantes que seguem na ativa

“Scream”, responsável por abrir o álbum remete automaticamente ao início dos anos 90, quando o grupo lançou o emblemático The Crimson Idol. “Last Runaway”, “Shotgun” e “Fallen Under” resgatam a sonoridade clássica do grupo. “Shotgun” traz aquele ar rock n´ roll, assim como haviam feito no clássico “Blind In Texas”. “Fallen Under” traz um ar hard rock e um refrão altamente memorável. “Slaves Of The New World Order” resgata a sonoridade dos tempos de “Murders In The New Morgue”. Provavelmente, as melhores composições dos rapazes em anos.

Mesmo sendo um grupo de heavy metal, o W.A.S.P. nunca teve problema com baladas. Temos duas aqui: “Miss You”, escrita em homenagem ao seu irmão que faleceu em 2012, e “Golgotha”. Nesta última, temos algo que nunca imaginaríamos. O rapaz cantando frases como “Jesus, I need you now. Show me your love somehow” (Jesus, eu preciso de você. Me demonstre todo seu amor). Chegamos ao momento crucial do disco.

Enquanto os arranjos resgatam vários elementos da sonoridade clássica do grupo, as letras adotam uma nova postura. Blackie Lawless, líder da banda, declarou recentemente ter redescoberto sua paixão em Cristo. As letras do novo disco são escritas com forte influência da bíblia. Babylon já havia sido influenciado pela bíblia, na verdade, mas retratava o lado mais obscuro. Sua letras falavam sobre guerra, fome, peste e morte. Ou seja, os quatro cavaleiros do Apocalipse. Aqui, as letras estão mais clean. Mais voltadas para fé. O próprio nome do disco já entrega a deixa. “Golgotha” seria o local onde Jesus Cristo teria sido crucificado.

Blackie Lawless em ação nos anos 80

Muitos podem me perguntar: há algo de errado nisso? Sim, e não. Na verdade, nunca me importei com isso e gosto do trabalho de algumas bandas cristãs como Whitecross, Stryper e Holy Soldier. Entretanto, a mudança vem dividindo a opinião dos fãs. E no caso do W.A.S.P. dá para entender. Nos anos 80, os caras foram aquela típica banda que os pais odiavam e a garotada amava. Compraram brigas com censores por conta de capa de disco. Seus shows teatrais eram repletos de imagens chocantes. Blackie bebia sangue de dentro de um crânio. Na turnê de Kill Fuck Die, simulava uma cena de estupro com freiras grávidas. Diziam que a sigla de seu nome significava “We Are Sexual Perverts” (Somos Sexualmente Pervertidos). Uma banda com essa postura ir por esse caminho não é algo esperado entre seus seguidores, certo?

O disco, contudo, é excelente. As faixas são acima da média. Acompanhando Blackie Lawless temos: o baixista Mike Duda, o guitarrista Doug Blair e o baterista Mike Dupke. Sim, Dupke, abandonou o grupo, mas quando o fez, o disco já estava gravado. Se você não se importa com o novo caminho adotado por Lawless nas construções das letras, vá fundo!

Nota: 9,0 / 10,0
Status: Arranjos inspirados

Faixas:
      01)   Scream
      02)   Last Runaway
      03)   Shotgun
      04)   Miss You
      05)   Fallen Under
      06)   Slaves Of The New World Order
      07)   Eyes Of My Maker
      08)   Hero Of The World  
      09)   Golgotha