sábado, 7 de novembro de 2015

CPM 22: 20 Anos (2015):



Por Davi Pascale

CPM 22 comemora 20 anos de estrada com o lançamento de sua primeira coletânea. Álbum foca nos seus tempos áureos e traz duas canções inéditas.

Os anos 2000 não tem se demonstrado uma época muito representativa para o rock nacional. Aqueles que conseguem furar o bloqueio dos modismos, se destacar e construir uma carreira, certamente merecem nosso respeito. Nesses últimos 15 anos tivemos pouquíssimos artistas que se destacaram na cena mainstream. E, para o bem ou para o mal, o CPM foi um desses artistas.

Quem acompanhou as rádios e a MTV entre 2001 e 2005, certamente teve acesso à várias de suas canções. Sem dúvidas, o auge dos garotos foi os 3 primeiros discos (CPM 22, Chegou a Hora de Recomeçar, Felicidade Instantânea) e a coletânea foca esse período. 10 músicas foram extraídas desses discos. Dentre essas, vale destacar “Tarde de Outubro”, “O Mundo Dá Voltas”, “Dias Atrás”, “Ontem” e “Um Minuto Para o Fim do Mundo”. Sim, a banda é comercial, mas é bem feito. Construíram refrões fáceis, porém cativantes. Os primeiros álbuns demonstravam um cuidado especial com as vocalizações, o que sempre achei interessante. Sem contar que seus discos sempre foram bem gravados.

Cidade Cinza foi um disco bacana, mas passou meio batido. Talvez, por ser um pouco mais pesado que o restante de seu material. Talvez, por estarem passando por alguns conflitos. Depois de um Longo Inverno trouxe os músicos apontando para um novo caminho, trazendo elementos do ska para dentro de suas canções. Disco legalzinho, mas sem a força de seus trabalhos iniciais. Aqui, cada um deles foi representado com uma música apenas. “Nossa Música” e “Vida Ou Morte”, respectivamente. Seus trabalhos ao vivo – o (bom) MTV Ao Vivo e o (mediano) Acústico – também não foram esquecidos e foram representados com uma música cada, também. Legal ter a preocupação de cobrir disco por disco, mas teria deixado essas 2 de fora e explorado um pouco mais os outros 2 álbuns.

Coletânea resgata auge do grupo

Quem conferiu a (boa) apresentação que os caras fizeram no Rock In Rio, já sabe mais ou menos o que esperar da coletânea. A escolha do set list bate com o repertório do disco. Para quem curtiu o show deles por lá e quer ter alguma coisa da banda ou para quem está descobrindo a banda agora e quer uma porta de entrada, a compilação atende. E, na real, é voltada mais para esse tipo de público.

Muitos artistas quando lançam um greatest hits, optam por incluir versões de singles, cortes diferentes, versões inéditas. Não há muito disso por aqui. As 14 primeiras faixas são as mesmas versões dos discos. O único senão é que eles incluíram 2 faixas inéditas: uma regravação de “Por Quê?” (faixa lançada originalmente no seu disco independente A Alguns Quilômetros de Lugar Nenhum) e a inédita “Entre O Céu e o Inferno”. Faixas bacanas, mas não espetaculares. “Por Quê?” acaba sendo interessante por resgatar o inicio dessa história e também para que seus fãs não endinheirados possam ter acesso à uma das poucas canções da demo que não havia sido regravada ainda. CD divertido e bem representativo. Recomendado!

Nota: 8,0 / 10,0
Status: Representativa

Faixas:
      01)   Regina Let´s Go
      02)   Tarde de Outubro
      03)   O Mundo Dá Voltas
      04)   Desconfio
      05)   Dias Atrás
      06)   Não Sei Viver Sem Ter Você
      07)   Ontem
      08)   Um Minuto Para O Fim Do Mundo
      09)   Irreversível
      10)   Apostas & Certezas
      11)   Inevitável (Ao Vivo)
      12)   Nossa Música
      13)   Vida Ou Morte
      14)   Perdas (Ao Vivo)
      15)   Por Quê? 
      16)   Entre o Céu e o Inferno