segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Kurt Cobain – Montage of Heck: The Home Recordings (2015)

Por Rafael Menegueti

Kurt Cobain - Montage of Heck: The Home Recordings
Foi lançado o disco que traz uma serie de gravações inéditas de Kurt Cobain. O material, encontrado por Bret Morgan enquanto ele produzia o documentário “Montage of Heck”, sobre a vida do músico de Aberdeen lançado esse ano, trata-se de uma serie de gravações caseiras feitas por Kurt ao longo dos anos. Parece bem interessante não? Pois então, eu sinto lhes informar...

Como nós já sabemos, a vida e obra de Kurt Cobain já foi dissecada inúmeras vezes desde que ele se tornou o fenômeno cultural que conhecemos. Já tivemos diversas coletâneas, bootlegs, boxes com sobras, demos e tudo que se pode imaginar sobre o Nirvana e sua trajetória. Em “Montage of Heck: The Home Recordings”, no entanto, parece que chegamos a um ponto desnecessário. O disco inteiro não passa de uma mistura de esboços, ideias inacabadas, colagens e até brincadeiras de Kurt com seu gravador. O que dá pra tirar como relevante é muito pouco.

Em meio aos registros, quase todas com a baixa qualidade justificável pelo modo como foram gravadas, algumas coisas já são familiares. Algumas demos de faixas conhecidas da banda, como “Been a Son”, “Frances Bean Will Have Her Revenge In Seattle”, “Scoff” e “Sappy”. Mas elas ainda não passam de rascunhos, sem sequer ter a letra terminada. Em outros casos podemos ver algumas composições que até poderiam ter rendido algo, mas nunca foram trabalhadas. No meio desse “atacado” de gravações, dá pra ver o potencial de faixas como “Rehash”, “What More Can I Say”, “Poison’s Gone”, “Desire” e “Burn The Rain”, que é interrompida pelo telefone tocando com alguém atrás da namorada de Kurt, que ele avisa estar trabalhando. Talvez essas faixas rendessem algo se levadas à frente, mas nessas gravações fica realmente difícil apontar algo mais do que isso.

Disco traz gravações encontradas durante a produção do filme "Montage of Heck"
Do que é possível destacar, fico com a cover de “And I Love Her”, dos Beatles, e o dedilhado de violão que é “Letters to Frances”, sendo otimista. De resto, sobram as várias colagens de som, algumas bem nonsense, as faixas faladas com Kurt contando alguma historia, piadinha ou doideira de sua cabeça. Algo que torna a audição desse material chata e sem qualquer sentido. Ou vai dizer que ouvir uma guitarra reverberando, na faixa apropriadamente chamada “Reverb Experiment”, por quase 3 minutos é algo empolgante e relevante? Ou pior, 30 segundos de chiados sem absolutamente nada sendo feito em “Kurt Ambience”? Ou 32 segundos de uma colagem de gritos de Kurt, com alguns efeitos toscos ("Scream")? Mas o premio vai para “Montage of Kurt”, uma das coisas mais perturbadoras que já ouvi em toda minha vida.

Como se não bastasse, ainda estão lançando isso em diversas mídias diferentes. Tudo pra continuar lucrando em cima de algo que obviamente já está esgotado. O Nirvana foi genial, Kurt Cobain é uma lenda, mas chega, a fonte secou. Não há mais nada de interessante e relevante a se tirar dessas gravações perdidas (ou escondidas) por aí. “Montage of Heck: The Home Recordings” é o tipo de lançamento que só deve agradar ao fã incondicional obcecado por Kurt Cobain, qualquer outra pessoa que queira se aproximar disso não sentirá absolutamente nada de especial. Infelizmente esse é o efeito causado por um fenômeno que se foi cedo demais, ainda no seu auge. Parece difícil, mas é hora de deixarmos Kurt descansar em paz.


Nota: 2/10
Status: Desnecessário

Faixas:
01 The Yodel Song
02 Been A Son (Early Demo)
03 What More Can I Say
04 1988 Capitol Lake Jam Commercial
05 The Happy Guitar
06 Montage Of Kurt
07 Beans
08 Burn The Rain
09 Clean Up Before She Comes (Early Demo)
10 Reverb Experiment
11 Montage Of Kurt Ii
12 Rehash
13 You Can't Change Me-Burn My Britches-Something In The Way (Early Demo)
14 Scoff (Early Demo)
15 Aberdeen
16 Bright Smile
17 Underground Celebritism
18 Retreat
19 Desire
20 And I Love Her
21 Sea Monkeys
22 Sappy (Early Demo)
23 Letters To Frances
24 Scream
25 Frances Farmer Will Have Her Revenge On Seattle (Demo)
26 Kurt Ambiance
27 She Only Lies
28 Kurt Audio Collage
29 Poison's Gone
30 Rhesus Monkey
31 Do Re Mi (Medley)