sexta-feira, 27 de novembro de 2015

The Doors – Other Voices + Full Circle (2015):



Por Davi Pascale

Álbuns sem Jim Morrison são lançados oficialmente pela primeira vez em compact disc. A reedição traz os discos na íntegra e uma faixa rara. Registro vale pelo valor histórico.

Em 3 de Julho de 1971, o mundo perdia Jim Morrison. Uma das figuras mais emblemáticas do rock. Sua morte sempre foi cercada de mistérios. Os laudos apontam parada cardíaca, mas nenhuma autopsia foi realizada. Há suspeitas que o rapaz tenha tido uma overdose, o que não seria muito difícil de ocorrer...

Para a banda, o baque era enorme. Jim era a voz da banda, era o principal letrista e era o integrante mais popular. Lizard king era, indiscutivelmente, uma figura única. Bom cantor, carismático, polêmico e excelente letrista. Entre todos os músicos que a grande imprensa gosta de se referir como poetas, era um dos poucos que merecia a alcunha. Como se substitui um cara desses? A resposta é não se substitui.

Parece que os integrantes remanescentes se tocaram disso e resolveram que eles mesmos assumiriam os vocais na nova empreitada. O guitarrista Robby Krieger e o tecladista Ray Manzarek assumiram a bronca. Ray já havia cantado no Doors anteriormente. Quando Morrison subia muito louco no palco, era ele quem assumia o microfone para não terem que cancelar o show. O resultado deles soltando o gogó no disco? Aceitável. Não mais do que isso. Não era vexaminoso, mas também não empolgava. Eram mais músicos do que cantores e a interpretação de Jim Morrison tinha todo um ar de mistério que eles não conseguiam reproduzir. Sem dúvidas, a parte vocal foi abalada.

Álbuns sem Jim Morrison, finalmente, são lançados em CD

Other Voices traz uma sonoridade mais similar ao trabalho do grupo. Principalmente, o primeiro lado do LP. A linha vocal de “In The Eye Of The Sun” lembra um pouco o ex-cantor. “Variety Is The Spice of Life” e “Tightrope Ride” apostavam em uma sonoridade mais voltada para o blues, dando sequência ao que haviam feito em L.A. Woman. “Ships w/ Sails” mantinha a tradição de ter uma música contando com longos improvisos. Tem ainda “Hang On To Your Life” no final do disco trazendo uma influência de música latina. O baterista John Densmore havia se inspirado na batida da bossa nova para compor a levada do clássico “Break On Through”. Certamente, havia uma preocupação de tentar manter o espírito do conjunto ali. Obviamente, não dá para compará-lo à discos emblemáticos como The Doors, Strange Days ou Waiting For The Sun, mas é um trabalho agradável.

Por outro lado, Full Circle trazia uma banda perdida. Há quem diga que estavam mais livres. Digo que estavam perdidos mesmo. Os arranjos seguiam direções totalmente opostas e muitas vezes sem nenhuma ligação ao que pregavam artisticamente. “Shut Up and Dance” apontava para um caminho mais r&b, “The Mosquito” era uma canção que Krieger havia escutado em uma de suas viagens ao Mexico, interpretadas por um grupo mariachi. A música traz toda uma alegria e inocência que nitidamente não combinam com o conjunto. Apelaram até para uma regravação de “Good Rockin´ Tonight”, aqui reduzida à “Good Rockin´” em uma versão não mais do que correta. Um disco, no mínimo, confuso. A única faixa realmente boa é “The Peking King And The New York Queen” que resgata um pouco de sua sonoridade clássica.

Além de jogarem para todo lado, o último LP também trazia reforços nas partes vocais. Com músicos de estúdio, dobrando versos e refrões. Algo meio brochante para quem tinha em seu passado um trabalho vocal hipnotizante. Como curiosidade, o CD conta com “Treetrunk”, faixa que havia sido lançada como lado B do compacto “Get Up And Dance”, mas que não tinha entrado no disco. Há quem diga que não existe The Doors sem Jim Morrison e ao ouvir esses discos, infelizmente, tenho que concordar com essas pessoas. Por mais talentosos e geniais que fossem os outros 3 músicos, infelizmente, a magia havia se perdido. Entretanto, vale como registro histórico. Essa é a chance para seus fãs completarem sua coleção sem que ter que desembolsar pequenas fortunas em sites de leilões atrás dos LPs da época. Pegue para não se arrepender, mas não espere discos com cara de clássicos.

Nota: 7,0 / 10,0
Status: Histórico

Faixas:
CD 1:
      01)   In The Eye Of The Sun
      02)   Variety Is The Spice of Life
      03)   Ships W/ Sails
      04)   Tightrope Ride
      05)   Down On The Farm
      06)   I´m Horny, I´m Stoned
      07)   Wandering Musician
      08)   Hang On To Your Life

CD 2:
      01)   Get Up and Dance
      02)   4 Billion Souls
      03)   Verdilac
      04)   Hardwood Floor
      05)   Good Rockin´
      06)   The Mosquito
      07)   The Piano Bird
      08)   It Slipped My Mind
      09)   The Peking King And The New York Queen 
      10)   Treetrunk (bônus)