terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Leela – Música Todo Dia (2012):



Por Davi Pascale

Nos últimos tempos tenho focado mais em resenhar lançamentos, comentar dos álbuns que estão chegando ao mercado. Algo que continuarei a fazer. Inclusive, já tenho mais alguns títulos para ouvir. E, certamente, irei escrever sobre alguns por aqui. Mas, de vez em quando, é legal revirar alguns discos da estante. Peguei esse disco para ouvir novamente e lembrei do quão pouco destaque foi dado à ele na época. Portanto, resolvi escrever sobre ele hoje.

Uma das razões que acredito que tenha passado batido é porque esse álbum foi feito de maneira independente. Sem uma grande gravadora e um grande produtor por trás. Logo, muitas portas se fecham. E, sim, eles já tiveram tudo isso. Seus dois primeiros álbuns contaram com a produção do renomado Rick Bonadio e foram lançados pela EMI. O primeiro clipe deles, “Te Procuro”, foi bastante exibido na MTV. Contudo, esse trabalho que passou longe dos holofotes é o melhor álbum do grupo, na minha opinião.

O disco foi feito depois de um hiato de 5 anos. Nesse meio tempo, muito mudou. O casal Bianca Jhordão e Rodrigo Brandão passaram alguns anos morando em Londres, a cantora teve seu primeiro filho. Os músicos se envolveram em projetos paralelos. Todas essas mudanças, afetaram o som do grupo carioca. Os músicos trouxeram novas influências, os arranjos amadureceram bastante e as letras também.

Musica Todo Dia mostrava banda no auge criativo

Sem a presença de Bonadio, o grupo se viu mais solto para explorar novos territórios. A influência do rock alternativo continuava, o acento pop continuava. E estava tudo na dose certa! Sem ser cabeça demais e sem ser pasteurizado. Entretanto, os músicos iam mais além. O álbum contava ainda com uma dose de experimentalismo. Algo que pode ser conferido, com maior clareza, na faixa título. Também era perceptível as referências que Bianca trouxe do Brollies & Apples com uma forte presença de sintetizadores. Algumas faixas, como “Tô Pronta” e “On The Road”, traziam uma pegada dançante, inclusive.

Da sua estadia em Londres, veio a vibe indie rock. É perceptível a influência da cena da época, como Interpol (USA) e Kaiser Chiefs (UK), durante o álbum. Principalmente, no trabalho de guitarra e bateria. Bianca continuava cantando dentro do seu estilo habitual. Explorando seu lado doce e sensual. Outra característica que seguia adiante era o tema das letras. Até existiam algumas que fugiam um pouquinho à regra, mas a maioria continuava girando em torno de relacionamentos amorosos. Assunto corriqueiro na discografia do grupo.

Uma retomada bem-vinda é a colaboração do jornalista/compositor Fausto Fawcett. O rapaz tem um estilo próprio de escrita e sempre foi muito inteligente. Aqui, além de colaborar na criação de 4 canções, fez uma pequena participação em “Cidade Sitiada”, uma das melhores do disco. Outros momentos de destaque ficam por conta de “Topo Tudo”, “Por Um Fio / Hey Babe”, “On The Road” e “Sinos”. Atualmente, o grupo segue adiante trabalhando no seu quarto disco. Na torcida para que consigam manter o nível. Assim que lançarem, comentaremos por aqui...

Nota: 8,5/10,0
Status: Excelente

Faixas:
      01)   Topo Tudo
      02)   Por Um Fio / Hey Babe
      03)   Música Todo Dia
      04)   On The Road
      05)   Cidade Sitiada
      06)   A Nossa Melhor Noite
      07)   Sutilezas
      08)   Sinos
      09)   Tô Pronta 
      10)   Mais Beleza