terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Daniel Johns – Aerial Love EP (2015):

A equipe do blog Riff Virtual se encontra de férias. Retomaremos nossas atividades no dia 20 de Janeiro. Enquanto essa data não chega, trazemos para vocês alguns de nossos melhores posts. Recordar é viver. Confira!

Por Rafael Menegueti

Daniel Johns - Aerial Love EP
Vou começar essa resenha sendo bem direto: se você é um fã do Silverchair, das guitarras e das canções fortes e empolgantes, é bem provável que o primeiro registro solo de Daniel Johns não vá te agradar. Depois de um bom tempo longe dos holofotes, exceto por uma trilha sonora aqui ou uma colaboração ali, o (ex?) vocalista do Silverchair lança “Aerial Love”, um EP com quatro faixas que nem de perto lembram o rock que fez da banda australiana um sucesso mundial.

Daniel é o tipo de músico que gosta de deixar claro que faz música para satisfazer a si mesmo e suas ambições musicais, e não aos outros. Em “Aerial Love”, portanto, sua intenção foi mostrar uma faceta moderna de sua criatividade. Um estilo alternativo, que une elementos de R&B, pop e eletrônico. O mais próximo que esse trabalho chega de qualquer coisa que ele já tenha lançado antes talvez seja o grupo Dissociatives, de 2004, mas mesmo assim a distancia ainda é considerável.

Se para um fã dos trabalhos de Johns com suas bandas antigas o EP pode soar decepcionante pela mudança de estilo, o mesmo talvez não se aplique ao trabalho musicalmente como um todo. Analisando as composições do músico australiano por um outro ângulo, sem o olhar de fã de Silverchair que eu sou, “Aerial Love” tem elementos modernos e interessantes, que podem fazer do EP um novo e promissor rumo na carreira musical de Johns.

Esse é o primeiro trabalho solo nos mais de 20 anos de carreira de Daniel Johns
O uso de piano, sintetizadores e batidas leves torna as músicas agradáveis e fáceis de ouvir. A voz de Daniel é suave, e o cantor abusa de falsetes e notas altas, mas sem um esforço muito maior ou complexidade. Aliado a essa musicalidade simples, o que acompanhamos são canções lentas e até cativantes, mas sem algo de muito inovador. Nenhuma das músicas é exatamente marcante, inesquecível, mas são boas dentro do estilo e ideia que se propõem. A faixa-título, música que havia sido lançada no final de janeiro, é apresentada como principal do EP. Honestamente, gostei mais de “Last Night Drive”, bem mais cativante e próxima de um rock leve. “Preach” é mais arrastada, e tem nos vocais de Johns seu principal elemento. “Surrender” me pareceu a mais fraquinha, com um refrão um tanto pegajoso.

Daniel conseguiu fazer de seu primeiro trabalho solo uma boa demonstração de seu talento, de sua habilidade como cantor e de sua criatividade. O EP prova de uma vez por todas que seu compromisso é com a arte que ele quer fazer, e não com a que se espera dele. Só poderia ter sido mais empolgante, mais agitado. É um tanto frustrante pensar que o resultado de tanto tempo de espera de seus fãs tenha sido músicas lentas e simples. Ele poderia ter feito mais, pois ele sabe fazer mais. Espero que ele tenha guardado o melhor para o seu primeiro álbum completo, a ser lançado no segundo semestre. Mais agitação e um pouco mais de empolgação, dai poderemos ter certeza de que acompanhar Daniel Johns em carreira solo valerá mesmo a pena.

Nota: 5,5/10
Status: ousado, mas insosso.

Faixas:
1. Preach
2. Aerial Love
3. Surrender
4. Last Night Drive