quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

2016: O que esperar desse ano?

Por Rafael Menegueti

Chegamos em 2016, um ano que promete muitas novidades. Não só no mundo da música, mas também aqui no nosso blog. Mas vamos começar pelo que interessa a nós: a música.

Infelizmente o ano começou muito triste com a perda de um dos maiores artistas de todos os tempos, David Bowie. O músico nos deixou no último dia 10, apenas dois dias após o lançamento de seu último álbum, Blackstar, e de seu aniversário. Ainda nessa semana também morreu Gleen Grey, guitarrista do Eagles, aos 67 anos. Se somarmos também a partida de Lemmy Kilmister, do Motörhead, em dezembro passado, podemos dizer que foram 30 dias em que o rock ficou mais órfão desde que entramos de férias. Mas a vida segue e nem só de tristezas ela é formada.

Dream Theater: um dos lançamentos do mês
Nesse ano teremos muitos lançamentos para satisfazer os mais variados gostos. Desde bandas consagradas até as menores mas que todos também amamos. Pra começar, já teremos o aguardado Dystopia do Megadeth, o primeiro disco da banda com o brasileiro Kiko Loureiro e o baterista Chris Adler, depois de amanhã (22). O mês de janeiro ainda reserva outros lançamentos avassaladores, como The Astonishing, do Dream Theater, e Ghostlights, do Avantasia. Ambos chegando no dia 29, assim como os novos de Amoral, Serenity, Primal Fear e o esperado ao vivo comemorativo de 25 anos do The Gathering (que dia!).

Já o mês de fevereiro promete alegrias para fãs de The Cult, que lança disco novo (Hidden City) no dia 5, e Wolfmother, com o lançamento de Victorious no dia 19. O Delain também lança do dia 19 o EP Lunar Prelude, e ainda promete um novo full-lenght ainda esse ano. Sem falar nos novos de Anthrax e The Unguided que chegam no dia 26. Já em março, destaca-se o DVD novo do Sabaton, e em abril os novos de Weezer, Rob Zombie e, sim, Babymetal. Sem falar com discos ainda sem data, como os de Epica, Avenged Sevenfold, Lacuna Coil, U2, e por aí vai.

A esperada reunião do Guns 'N Roses finalmente vai rolar!
Nos palcos, as grandes novidades são a turnê de despedida do Black Sabbath, com direito a EP de inéditas sendo vendido nos shows, a esperada reunião do Guns ‘N Roses, com Duff e Slash participando do festival Coachella, e o retorno do lendário guitarrista do Deep Purple e Rainbow, Ritchie Blackmore. Aqui pelo Brasil, teremos a turnê do Rolling Stones em fevereiro e Iron Maiden em março, além de mais uma edição do Lollapalooza Brasil, e muitas outras atrações que devem ser confirmadas ao longo do ano.


E no blog? Bem, no blog também devemos ter novidades e mudanças. Mas ainda é muito cedo pra apontar tudo. Por enquanto, podem ter a certeza de que nesse ano continuaremos com a nossa dedicação e vontade de crescer, com bom conteúdo e boa música. E vamos lá que o ano é longo e está só começando.