quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Whitesnake: Live In ´84 Back To The Bone Deluxe Edition (2015):





Por Davi Pascale

Chega às lojas brasileiras, álbum que celebra o disco Slide It In. Contando com um CD e um DVD, registro resgata apresentação histórica e apresenta material inédito da época. Indispensável para os antigos fãs...

Em 2014, o histórico Slide It In completou 30 anos de existência. Coverdale não quis deixar a data passar em branco e resolveu soltar um disco comemorativo. Trata-se exatamente desse material que estamos comentando aqui. Não se trata do LP remasterizado. O rapaz já havia feito isso para comemorar os 25 anos. Na edição de 2009, juntou a mixagem americana com a inglesa, músicas de singles e um DVD com clipes e algumas apresentações em TV. Decidiu que não repetiria material. Sendo assim, o que temos aqui, afinal?

Seria meio que um complemento daquele material. O primeiro disco é o DVD. A primeira parte é super manjada entre os antigos fãs. Trata-se do especial de TV Super Rock Japan ´84. Vídeo que há muito tempo é super pirateado e que já teve, inclusive, edição vendida em banca. A qualidade de imagem está superior às fitas que conhecemos, contudo. Também conta com um vídeo de 16 minutos misturando fotos com som de entrevistas e demo tapes. Divertido! O ponto alto, entretanto, fica com uma rara apresentação realizada para um programa de TV sueco e que ficou marcado como a última performance  do tecladista Jon Lord (Deep Purple) com o grupo. Imagem excelente e apresentação bem bacana.

Álbum traz Coverdale inspirado

O disco 2 é o CD. Aqui, trazem a performance do programa de TV em áudio, os melhores momentos do Super Rock e uma parte intitulada Snakeskin Boots. O que seria isso? Como não havia registro profissional da turnê, os músicos recorreram à bootlegs para criar o disco. A qualidade de gravação não é animal, mas é boa. “Ahh... mas por que não mantiveram o Super Rock completo em CD?”. Provavelmente, porque várias músicas do especial estão com entrevistas intercaladas com os músicos. No vídeo, a fórmula funciona muito bem. Em um CD, nem tanto.

Quando esse disco foi lançado, em 1984, o Whitesnake estava pegando fogo. David Coverdale transbordava energia e estava com a voz super forte. John Sykes e Cozy Powell estavam em um momento inspiradíssimo. O repertório era excelente. O LP trazia uma perfeita mistura entre hard rock, blues e soul e contava com várias canções que se transformaram em clássicos do grupo – como “Slow And Easy”, “Slide It In” e “Guilty Of Love” – além de uma que se transformaria em um clássico do rock com o passar dos anos (“Love Ain´t no Stranger”). Se você não conhece o disco original, vale correr atrás dele antes de adquirir esse material. Se, como eu, você já furou o LP de tanto tocar nos toca-discos, vá sem medo. Nostálgico e histórico!

Nota: 8,0 / 10,0
Status: Histórico

Faixas:

DVD:
Super Rock Japan 84:
      01)   Gambler
      02)   Guilty Of Love
      03)   Love Ain´t No Stranger
      04)   Ready An´ Willing
      05)   Slow An´ Easy
      06)   Crying In The Rain
      07)   Guitar Solo
      08)   Soldier Of Fortune
      09)   Drum Solo
      10)   Ain´t No Love In The Heart Of The City
      11)   Don´t Break My Heart Again
Jon Lord´s Final Whitesnake Performance:
      12)   Gambler
      13)   Guilty Of Love
      14)   Love Ain´t No Stranger
      15)   Ready An´ Willing
DVD Bonus Gallery “Slide It In Slide Show”

CD:
Snakeskin Boots – The Best Of The Bootlegs:
      01)   Gambler
      02)   Guilty Of Love
      03)   Love Ain´ No Stranger
      04)   Slow An´ Easy
      05)   Walking In The Shadow Of The Blues
      06)   Ready An´ Willing
      07)   Guitar Solo
      08)   Crying In The Rain
      09)   Soldier Of Fortune
Super Rock Japan ´84:
      10)   Love Ain´t No Stranger
      11)   Ready An´ Willing
      12)   Slow An´ Easy
Jon Lord´s Final Whitesnake Performance:
      13)   Gambler
Guilty of Love
Love Ain´t No Stranger
Ready An´ Willing