segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

The Rolling Stones – The Marquee Club, Live 1971 (2015):



Por Davi Pascale

Vídeo raro do Rolling Stones chega ao mercado brasileiro. DVD traz apresentação dos anos 70, realizada de forma intimista. Embora curto, ítem é essencial na coleção de qualquer fã.

Chegou recentemente às lojas, mais um volume da série From The Vaults. A ideia da série é resgatar apresentações de diversos períodos da banda que permaneciam inéditas até então. Essa fita é especial porque, além de ser um registro de um período que é adorado entre os fãs, traz os Stones fora de seu território comum. Não temos aqui, os músicos tocando diante de uma plateia gigante e nem um setlist focado nos hits. É exatamente o oposto.

Esse show ocorreu um mês antes do álbum Sticky Fingers chegar às lojas. A apresentação foi filmada para que pudessem realizar um especial de TV nos Estados Unidos, na ocasião. O show, contudo, foi realizado na Inglaterra. Mais precisamente, no Marquee Club, em Londres. A plateia era bem seleta. Apenas 200 pessoas assistiram a apresentação dos músicos. Entre elas, estavam os guitarristas Eric Clapton (Cream), Jimmy Page (Led Zeppelin) e Andrew Oldham, o primeiro empresário do grupo.

Os Stones já contavam com alguns músicos de apoio. Completavam o time: Bobby Keys (saxofone), Nicky Hopkins (teclado), Ian Stewart (piano) e Jim Price (trompete). O repertório é curto. Apenas 8 músicas em aproximadamente 40 minutos de video. 4 estariam no álbum seguinte: “Brown Sugar”, “Dead Flowers”, “Bitch” e, uma que pouquíssimas vezes foi executada ao vivo, “I Got The Blues”.

DVD traz show intimista gravado poucos dias antes do lançamento de Sticky Fingers

O responsável pela guitarra solo, nessa época, era Mick Taylor. Muitas pessoas consideram ele o melhor guitarrista que já passou pelo grupo. Sendo honesto, de todos é o que menos gosto. Sempre achei que ele não tinha a cara dos Stones. Sempre achei que faltava uma sujeira ali e sempre achei ele quieto demais no palco. Mas para quem gosta do seu estilo, ele está mandando bem. De outro lado, a dupla Jagger/Richards já cativavam os espectadores com performances eletrizantes.

Não é preciso ser muito fã dos Stones para saber a admiração que eles têm por Chuck Berry. Aqui, trazem uma música do lendário guitarrista: “Let It Rock”. O ponto baixo, por incrível que pareça, ficou com a execução do hino “Satisfaction”. Os músicos mudaram o arranjo, deixaram o arranjo um pouco mais lento, incluíram a sessão de metais. Achei um pouco estranha. De outro lado, músicas como “Live With Me” e “I Got The Blues” crescem ao vivo e os metais trazem um charme especial. Um lado meio soul, meio Stax. Muito bacana!

The Marquee Club traz um Stones mais cru, com um ar meio rock de garagem, com uma forte influência de blues nos arranjos. Sem mega produções e nada do tipo. Apenas os músicos no palco. Outro destaque fica por conta da belíssima versão de “Midnight Rambler”. Um momento curioso fica com Mick Jagger entrando no palco com um bonezinho colorido, à la Sergio Mallandro. Engraçado!

Quando um show está sendo gravado é comum o artista repetir algumas músicas no palco. E isso, ocorreu aqui. O material bônus, além de uma apresentação no televisivo Top Of The Pops, traz 2 outras versões de “Bitch” e “I Got The Blues” do próprio show. O trabalho de áudio e imagem foram restaurados utilizando a tecnologia de hoje. E o resultado é realmente incrível. Espetacular e essencial.

Nota: 9,0 / 10,0
Status: Impactante

Faixas:
      01)   Live With Me
      02)   Dead Flowers
      03)   I Got The Blues
      04)   Let It Rock 
      05)   Midnight Rambler
      06)   (I Can´t Get No) Satisfaction
      07)   Bitch
      08)   Brown Sugar

Bônus:
      09)   I Got The Blues Alternate 1
      10)   I Got The Blues Alternate 2
      11)   Bitch Alternate 1
      12)   Bitch Alternate 2

      13)   Brown Sugar Top Of The Pops