terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Meytal – Alchemy (2015)

Por Rafael Menegueti

Meytal - Alchemy
Quem gosta de acompanhar vídeos de músicos fazendo covers e coisas do tipo pela internet já deve ter ouvido falar de Meytal Cohen. Trate-se de uma baterista israelense que vive na Califórnia e começou a fazer sucesso há alguns anos fazendo vídeos tocando sucessos de bandas como System of a Down, Slipknot, Avenged Sevenfold, Tool, entre outras. Em 2013, Meytal montou sua própria banda para lançar material próprio. O resultado disso é o disco Alchemy, lançado no ano passado.

Nesse projeto autoral, fica claro que as influências sonoras do grupo são exatamente as mesmas das demonstradas pela baterista em seus vídeos. Um estilo de heavy metal alternativo, atual e moderno, com pegadas de hardcore, new metal e musicalidade bem radiofônica. Além do talento da baterista israelense, outros músicos conhecidos, como o vocalista Eric Emery (Concordia) e o guitarrista Travis Montgomery (Jeff Loomis Band, Threat Signal), também formam o grupo.

Os membros da banda de Meytal
O disco começa com a faixa Breath, que possui uma sonoridade bem ao estilo de bandas mais alternativas como Alter Bridge e Three Days Grace. O single Nothing traz um pouco mais de acidez no seu riff principal e versos bem marcados pelos vocais de Eric, além de um refrão empolgante. Everybody Hates You Now segue a mesma linha, mas com mais peso. Já Shadow In Disguise tem mais cara de hit, com a estrutura das guitarras sendo um dos pontos principais.

Na faixa seguinte, temos um momento mais leve com Behind These Walls, outro momento alternativo bem inserido em uma bela canção. Outra canção com cara de hit é Killing Time, que segue ainda a linha pesada com ótimo refrão. Já Torn In Two faz bem a mescla entre momentos mais suaves e pesados. Immoral Exorcist começa soando um pouco mais genérica, mas tem seus bons momentos no refrão. Outra faixa que virou single, Dark Side Down destaca forte presença de peso e melodia nos versos, e soa como um clímax antes do encerramento com a mais agitada e agressiva das faixas do disco, Tear Me Apart.

Para uma banda nova, o som do Meytal não é lá dos mais inovadores, mas cumpre o seu papel como parte de uma cena moderna e com músicos habilidosos. É bem provável que esse primeiro disco não traga lá um grande destaque para a banda, então o que fica de positivo são as boas canções que seguram a onda e um ponto de partida satisfatório para o grupo iniciar uma trajetória promissora.


Nota: 7,5/10
Status: Atual

Faixas:
1. Breathe
2. Nothing
3. Everybody Hates You Now
4. Shadow in Disguise
5. Behind These Walls
6. Killing Time
7. Torn in Two
8. Immoral Exorcist
9. Dark Side Down
10. Tear Me Apart