quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Álbuns Clássicos: Alice In Chains – Jar of Flies EP (1994)

Por Rafael Menegueti

Alice In Chains - Jar of Flies EP
Nessa semana um dos maiores EPs de todos os tempos completou 22 anos de seu lançamento. Jar of Flies, do Alice In Chains, surpreendeu ao atingir o primeiro lugar da parada da Billboard, sendo o primeiro EP na historia a conseguir esse feito. Composto por sete canções, esse lançamento ainda contem algumas das canções mais diferenciadas e experimentais da carreira do grupo de Seattle, algumas até bons hits. Outra curiosidade foi o fato deste ser o primeiro lançamento contando com o baixista Mike Inez, que substituiu Mike Starr na banda em 1993.

O EP foi gravado em setembro de 1993, após a banda ter encerrado a extensa turnê de divulgação do aclamado álbum Dirt. Na época, segundo declarou o saudoso vocalista Layne Staley, a banda queria apenas entrar em estúdio com instrumentos acústicos e ver o que sairia dali. Dai veio a predominância de instrumentos acústicos nas composições, embora ele não seja exatamente um disco acústico.

Dava para enxergar uma nova faceta dentro da sonoridade da banda, que dentro do grunge era conhecida por ser uma das bandas mais pesadas e próximas do heavy metal, ao ouvir faixas que tinham melodias bem mais suaves e com arranjos que traziam pela primeira vez instrumentos como o violino, o violoncelo e gaitas harmônicas em músicas da banda. O mais curioso foi o modo como a banda conseguiu fazer um trabalho tão diferente e ao mesmo tempo manter a mesma cara e identidade que os tornou famosos.

Alice In Chains
Ao abrir com Rotten Apple, temos a impressão de já estarmos entrando na melancolia melódica que tanto se faz presente nas composições de Jerry Cantrell e Layne Staley. Os vocais de ambos, cantado em uníssono em alguns momentos, é outra marca da banda que se faz presente em vários momentos. Nutshell apresenta uma bela melodia ao violão e figura como uma das melhores canções do disco, com Layne colocando muita emoção nos vocais.

Os dois principais hits desse álbum vêm em seguida, com a excelente I Stay Away e sua melodia sombria levemente iluminada pela inserção dos violinos e violoncelo em alguns arranjos. Já No Excuses mostra uma canção um pouco mais empolgante, com uma bela exibição rítmica na bateria de Sean Kinney carregando a canção, além de um ótimo refrão e solos de guitarra. A instrumental Whale & Wasp traz mais uma bela demonstração melódica única antes de Don’t Follow, possivelmente a melhor canção do EP, trazendo leves influencias folk com a gaita tocada por David Atkinson. O EP se encerra com um pulo no blues na faixa Swing On This.

Pode até não parecer, mas Jar of Flies foi uma das mais acidentais obras primas que o rock dos anos 90 nos proporcionou. Arranjos impecáveis, emotivos e com uma sinceridade claras de composições que foram feitas de coração. O Alice In Chains se entrega em todos os seus trabalhos, mas nesse eles pareceram ainda mais entregues a suas composições. Não é a toa que esse EP é um dos mais aclamados lançamentos da banda, e alcançou esse status com mérito.


Nota: 10/10
Status: Impressionante e inspirado

Faixas:
1. Rotten Apple
2. Nutshell
3. I Stay Away
4. No Excuses
5. Whale & Wasp
6. Don't Follow
7. Swing On This