quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Lobão – O Rigor e a Misericórdia (2016):



Por Davi Pascale

Depois de 10 anos sem lançar um trabalho de inéditas, o velho lobo volta a atacar. E o cara está mais afiado do que nunca.

Lobão sempre foi o típico artista ame ou odeie. Sempre fez o que teve vontade, sempre disse o que estava pensando no momento. Como aquela velha música de Raul, “eu prefiro ser uma metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo”, muitas vezes mudou de convicção. Atacou o formato acústico, mas gravou álbum acústico. Fez propaganda para o PT, agora é símbolo de oposição ao partido. Nunca foi uma figura fácil de compreender, talvez por isso mesmo seja um artista tão interessante. É irrequieto.

Pode-se questionar suas declarações (se bem que costumo concordar com o que diz), algumas de suas atitudes, porém não dá para questionar seu talento na música. Ao lado de Cazuza, Renato Russo e Arnaldo Antunes, foi considerado um dos melhores compositores da geração 80. Sempre foi um bom guitarrista, um bom baterista e um ótimo compositor. Prova disso é seu novo trabalho, O Rigor e a Misericórdia, que deve ir muito em breve para as lojas. Nele, Lobão gravou todos os instrumentos. As músicas são todas suas. Falem o que quiserem, mas gravar um álbum autoral completamente só é tarefa para poucos.

João Luiz Woerdenbag Filho diversas vezes correu riscos em sua discografia. Flertou com o samba (Cuidado!), o eletrônico (Noite), o rock progressivo (Vímana), o hard rock. O novo disco é um álbum de rock n´ roll. Há músicas pesadas, com guitarra distorcida, sonoridades oras épicas, oras sombrias. E claro, há suas baladas com o som do seu violão invadindo os alto-falantes. Os arranjos soam atuais, mas mantêm sua essência.

Lobão lança disco contundente e consistente

“A Posse dos Impostores” e “Os Vulneráveis” trazem à tona sua influência setentista com fortes referências de Led Zeppelin, Black Sabbath e afins. “Alguma Coisa Qualquer” é arrastada e sombria. Bem nos moldes de “Boa Noite Cinderella” (Canções Dentro da Noite Escura). “Uma Ilha na Lua”, “Ação Fantasmagórica à Distância” são as famosas baladas violão/voz que ele faz desde os anos 80, à exemplo de “Chorando no Campo”. “O Rigor e a Misericórdia” traz o gingado dos tempos de Nostalgia da Modernidade / Noite.

Não é de hoje que Lobão faz letras com sua insatisfação com o país, com nossa política. Faixas como “O Eleito”, “Presidente Mauricinho” e “Samba da Caixa Preta” já iam direto na ferida. Aqui, continua com o assunto de maneira descarada em “A Marcha dos Infames” e “A Posse dos Impostores”. Há outras, menos direta, mas que podemos sentir a provocação como “Os Vulneráveis”. Mas nem todas as faixas são de cunho político. Não faltam letras versando sobre amor, solidão, perda... Em “Ação Fanstamagórica à Distância”, por exemplo, faz uma bonita homenagem à seu pai. As letras são muito bem escritas e sempre tem uma mensagem por trás.

O Rigor e a Misericórdia figura entre os grandes discos já gravados pelo músico – como Vida Bandida, O Rock Errou, A Vida É Doce. O disco demorou para ver a luz do dia, mas o cantor fez valer a espera. Quem é fã, pode ir sem medo.

Nota: 8,0 / 10,0
Status: Intrigante

Faixas:
      01)   Overture
      02)   Os Vulneráveis
      03)   A Marcha dos Infames
      04)   Assim Sangra e Mata
      05)   O Que Es La Soledad En Sermos Nosotros
      06)   Alguma Coisa Qualquer
      07)   Dilacerar
      08)   Os Últimos Farrapos da Liberdade
      09)   A Posse dos Impostores
      10)   Ação Fantasmagórica à Distância
      11)   Profunda e Deslumbrante Como o Sol
      12)   Uma Ilha na Lua
      13)   A Esperança é a Praia de Um Outro Mar
14)   O Rigor e a Misericórdia