quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Nando Reis – Voz e Violão: No Recreio Volume 1 (2015):



Por Davi Pascale

Nando Reis lança novo álbum ao vivo. Gravado durante uma apresentação em São Paulo, disco conta com tom intimista e é recomendado aos velhos fãs.

Nando é um dos grandes compositores da cena atual brasileira. Muitos se lembram dele nos Titãs. Está certo que só isso já seria motivo de orgulho, mas nem todos se recordam que sua história não para por aí. Além de se consagrar como artista solo, se consagrou como compositor, escrevendo músicas, muitas vezes hits, para inúmeros artistas. Dentro do pop/rock e fora do pop/rock. Algumas dessas canções, regravou em trabalhos posteriores. Outras, não. Entre os artistas que foram presenteados com composições inéditas do músico estão nomes como Jota Quest, Skank, Cidade Negra, Marisa Monte, Cássia Eller, entre outros.

Voz e Violão traz um pouco dessa bonita trajetória, ao mesmo tempo em que apresenta uma nova faceta. Pela primeira vez, o artista encara o desafio de excursionar no formato voz/violão. Muitos podem acreditar que essa seja uma tarefa fácil, algo preguiçoso. Na verdade, não. Muitos artistas se tremem quando têm que tocar 1 ou 2 músicas sozinhos no palco. Imagina um show inteiro assim. Qualquer pequeno deslize é notado por todos. Não há nada para disfarçar. Não há instrumento cobrindo, efeitos de palco desviando a atenção, nada. Estão todos atentos em cada movimento seu. Todas suas qualidades se destacam e todos seus defeitos também. É mais difícil do que se imagina.

Nando Reis revive trajetória em espetáculo intimista

O seu talento enquanto compositor nunca foi questionado, já sua voz, sempre dividiu opiniões. Há quem goste e há quem não goste. Particularmente, sempre gostei de sua voz. Sempre soube fazer uso de suas limitações. Sempre achei seu timbre bem agradável e extremamente característico. Sempre gostei disso. De quando um artista tem algo que é único, que é inimitável. Acaba trazendo uma certa magia. O que é sempre muito bem-vindo. E, sim, gostei muito do trabalho vocal no disco.

O repertório é bem abrangente e passeia por diferentes fases. Não faltam canções como "All Star" (Para Quando o Arco-Iris Encontrar o Pote de Ouro), "Luz dos Olhos" (A Letra A) e "Pra Você Guardei o Amor" (Drês). Seus tempos de Titãs não foram esquecidos. Traz aqui, uma releitura de "Os Cegos do Castelo", canção que invadiu as rádios na época do Acústico MTV. Lembra que eu disse que de vez em quando regrava músicas que fez para outros artistas e que não entraram em seus discos? Pois bem, temos duas aqui: "Sutilmente", gravada originalmente pelo grupo de Samuel Rosa e "Diariamente", lançada no segundo álbum da cantora Marisa Monte.

No Recreio traz aquilo que o título aponta. Um artista relembrando canções que considera importantes, tocadas de maneira crua, espontânea, como se estivesse tocando diante de seus amigos. Como fazíamos no recreio da escola, lembra? Se você não tem nada do Nando Reis em sua prateleira, há trabalhos que acredito que você deva ouvir antes desse. Se você já é familiarizado com sua obra, a audição se torna emocionante. É possível notarmos a emoção do músico, além de descobrimos detalhes que passaram batidos até então. Trabalho divertidíssimo e infernal. 

Nota: 8,0 / 10,0
Status: Intimista

Faixas:
      01)   As Coisas Tão Mais Lindas
      02)   N
      03)   Os Cegos do Castelo
      04)   Lamento Realengo
      05)   Nos Seus Olhos
      06)   Dentro do Mesmo Time
      07)   Luz dos Olhos
      08)   Diariamente
      09)   Sutilmente
      10)   Relicário
      11)   Sei
      12)   All Star
      13)   Pra Você Guardei o Amor 
      14)   Por Onde Andei