sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Arch Enemy – War Eternal Tour: Tokyo Sacrifice (DVD/Blu-Ray – 2016)

Por Rafael Menegueti

Arch Enemy – War Eternal Tour: Tokyo Sacrifice
O Japão é sem duvidas um dos lugares com os fãs de metal mais apaixonados. Não é a toa que inúmeras bandas fazem questão de gravar material ao vivo por lá. No caso do Arch Enemy, essa é a segunda vez que isso acontece. No entanto, dessa vez, além da gravação, o lançamento desse novo DVD ao vivo ficou restrito por lá. Isso mesmo, War Eternal Tour: Tokyo Sacrifice é um lançamento exclusivo para o mercado japonês. E claro que os fãs de outras partes do mundo ficaram querendo também. Bem, nos resta a opção de importar.

Deixando de lado a opção mercadológica, o fato é que a conexão do Arch Enemy com a terra do sol nascente é grande. A banda está sempre marcando seu território por lá, e como já disse, já havia lançado um CD/DVD ao vivo gravado no país (Tyrants of the Rising Sun, de 2008), quando Angela Gossow ainda era a vocalista. Dessa vez, a banda aproveita para mostrar seu primeiro registro ao vivo oficial com a Alissa White-Gluz nos vocais.

Um novo DVD era uma questão recorrente a respeito da banda. O grupo estava com um lançamento do tipo gravado e em fase final de produção quando Angela Gossow anunciou sua saída da banda, o que fez o grupo abandonar o projeto. Por isso um lançamento do tipo era bastante aguardado pelos fãs. O show foi gravado no dia 3 de março do ano passado, em uma casa de shows de Tokyo, e assim como nos outros DVDs que a banda já lançou, registra um show comum da turnê, sem grandes produções ou surpresas.

Banda mostra seu primeiro registro ao vivo com novos integrantes
O grande foco aqui fica com a performance do grupo. O Arch Enemy no palco é o tipo de banda que parece pronta para a guerra.  Com figurinos ao estilo “guerrilheiros”, totalmente em preto, com exceção de Alissa, vestida de branco para dar contraste, e diversas bandeiras com o símbolo da banda ornando o palco, a banda parece fazer musica para provocar uma revolução (mesmo que a temática do grupo não seja exatamente política). Enquanto os riffs de guitarra das músicas parecem querer virar hinos, Alissa White-Gluz impõe sua presença de palco com maestria. Ela ainda sofre resistência dos fãs de Angela, sempre sofrerá, mas ninguém pode negar que ela segura esse rojão muito bem.

Com muito peso e a típica empolgação que a banda demonstra em seus shows, o grupo destila um repertório que se mostrou habitual nessa turnê. O Foco é nos principais hits antigos e faixas essenciais de seu mais recente álbum, War Eternal (2014). Algumas músicas conseguem elevar muito os ânimos, criando picos de empolgação e se destacando dentro do setlist. São casos de faixas como War Eternal, Ravenous, My Apocalypse, Dead Eyes See No Future, No Gods, No Masters, We Will Rise e Nemesis. Outros pontos fortes ficam pela interação dos guitarristas Michael Amott e Jeff Loomis, que também aparece pela primeira vez em registro ao vivo com a banda, além da incrível precisão do baterista Daniel Erlandsson.

Nesse DVD/Blu-ray os fãs do Arch Enemy terão exatamente aquilo que a banda sempre entrega ao vivo. Uma apresentação épica, furiosa e cheia dos grandes elementos que formam o death metal melódico e alucinante do grupo. Como extras, ainda estão inseridos os videoclipes lançados para faixas de War Eternal. Se você é fã do quinteto sueco, não tenha dúvidas de que esse é um registro que vale a pena ir atrás, mesmo que seja do outro lado do mundo.


Nota: 9,5/10
Status: Alucinante

Faixas:
01. Tempore Nihil Sanat (Prelude in F minor)
02. Never Forgive, Never Forget
03. War Eternal
04. Bury Me an Angel
05. Stolen Life
06. Ravenous
07. Taking Back My Soul
08. My Apocalypse
09. You Will Know My Name
10. Bloodstained Cross
11. Burning Angel
12. As the Pages Burn
13. Dead Eyes See No Future
14. The Day You Died
15. No More Regrets
16. No Gods, No Masters
17. We Will Rise
18. Silverwing
19. Snowbound
20. Nemesis
21. Fields of Desolation / Outro

Bonus:

01. War Eternal (Video Clip)
02. No More Regrets (Video Clip)
03. You Will Know My Name (Video Clip)
04. Stolen Life (Video Clip)
05. Stolen Life (Alternative Edition) (Video Clip)