segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Disturbed - Immortalized (2015)

Por Rafael Menegueti

Disturbed - Immortalized
Foi uma surpresa para os fãs quando no ano passado, de repente, o Disturbed anunciou que estava pra lançar disco novo. Após saírem dos holofotes em 2011, muita gente achou que a banda tivesse até encerrado as atividades. Quando ninguém esperava a banda soltou a bomba. Não só estava de volta à ativa, quanto já tinha um disco novo pronto, o sexto da carreira. Immortalized foi lançado em agosto do ano passado, cinco anos depois do quinto trabalho da banda.

O grupo de Chicago é sem duvida um dos melhores nomes do heavy metal moderno. A banda já tem mais de 20 anos de estrada, mas foi apenas na última década que eles começaram a chamar a atenção e lançaram seus discos. O grupo nem sempre é tão bem recebido pela crítica e público, dividindo opiniões, mais talvez por sua tendência a não se ater a um estilo definido no metal. Hard rock, nu metal, metal alternativo ou tudo isso junto, é basicamente assim que a banda acaba sendo descrita.

O fato é que o quarteto não precisa se explicar quanto a sua originalidade. A proposta da banda nesse novo álbum continua direta e moderna. O grupo sabe como poucos combinar riffs maciços e refrães empolgantes. As levadas são sempre alucinantes e pra cima. E nesse álbum a banda ainda conseguiu colocar um certo fator surpresa.

O Disturbed não lançava material novo desde 2010
O que não é surpresa é a potencia dos vocais de David Draiman, que combina com toda essa energia das composições do grupo. Ela já fica latente nas faixas iniciais do disco, como o ótimo single Immortalized, que deu nome ao disco, The Vengeful One e na faixa Open Your Eyes. Em The Light a banda mostra um pouco mais de sua versatilidade com o uso de mais sintetizadores em uma faixa bem atual. Outras composição bem interessantes são You’re Mine, com um refrão bem explosivo, e Fire It Up.

Outro grande destaque do disco fica com a excelente cover de The Sound of Silence, originalmente lançada pela dupla folk norte-americana Simon & Garfunkel. A faixa ganhou um ar ainda mais sombrio mas incrivelmente belo na versão feita pelo Disturbed. Pra fechar, outras duas boas músicas. Never Wrong tem um ritmo mais característico do nu metal, enquanto Who Taught You To Hate tem um riff e pegada mais clássicos, ainda dento do que a sonoridade do Disturbed oferece.

Com Immortalized a banda chegou a uma grande marca: quatro álbuns de estúdio consecutivos a entrar direto no primeiro lugar da parada Billboard 200. No rock, apenas o Metallica e a Dave Matthews Band conseguiram esse feito. O que comprova a eficiência do grupo quando o assunto é entregar trabalhos expressivos e competentes. Se isso não é o suficiente pra esses caras serem incrivelmente respeitados no estilo, eu não sei o que é.


Nota: 8,5/10
Status: potente

Faixas:
01. The Eye Of The Storm
02. Immortalized
03. The Vengeful One
04. Open Your Eyes
05. The Light
06. What Are You Waiting For?
07. You're Mine
08. Who
09. Save Our Last Goodbye
10. Fire It Up
11. The Sound Of Silence (Simon And Garfunkel cover)
12. Never Wrong
13. Who Taught You How To Hate