terça-feira, 1 de março de 2016

Alice Cooper – Peter And The Wolf In Hollywood (2015):





Por Davi Pascale

História clássica ganha nova versão. E, mais uma vez, um roqueiro se aventura no universo de narrador. Dessa vez, o escolhido foi o cantor Alice Cooper. A escolha não poderia ter sido melhor.

Em 1936, o compositor russo Serguei Prokofiev, escreveu uma história infantil conhecida pelo nome de Pedro e o Lobo. O grande barato é que a historinha era contada através da música. Cada personagem tinha um instrumento que o representava. Isso fez com que, ao passar dos anos, músicos renomados fossem convidados para gravar a narração de alguma versão que estivesse sendo realizada. No Brasil, tivemos o cantor Roberto Carlos e a roqueira Rita Lee se aventurando no universo. No exterior, tivemos o camaleão do rock David Bowie e, agora, Alice Cooper.

Na história original, Pedro é um garoto que vive com seu avô no campo russo. Um belo dia, ao deixar a porta do jardim aberta, começa uma baita confusão no universo dos bichos. O pato se ataca na lagoa e começa a discutir com o pássaro. O gato fica na dele. O avô rabugento vai buscar o garoto e fecha a porta do jardim com o medo de aparecer algum lobo. Dito e feito, o animal aparece. O gato e o pássaro escapam, mas o pato não. Pedro monta uma armadilha para capturar o lobo e resgatar o pássaro. Alguns caçadores tentam atirar no animal, mas o garoto o impede. Ao invés disso, o animal é levado ao zoológico através de uma triunfante procissão.

A ideia do disco é mantida. Cada animal continua sendo representado por um instrumento. A parte musical continua sendo criada através da música clássica. Dessa vez, conduzida pelo maestro inglês Alexander Shelley. Os arranjos são muito bem executados e intrigantes. Dão asas à imaginação.

Alice Cooper é o responsável pela narração do disco

A história, contudo, foi adaptada ao presente. Agora, Pedro é um garoto russo que vai à Hollywood conhecer seu avô, um velho hippie. O lobo é um animal que fugiu do zoológico. A cidade entra em desespero ao receber a notícia nas rádios e na televisão. Paparazzis estão por todos os cantos, tentando conseguir um registro. O garoto resolve criar armadilhas para caçar o animal e devolvê-lo ao zoológico. Chega até mesmo a construir um robô, mas acaba mesmo resgatando o animal, usando a velha tática com uma árvore, uma corda e a ajuda do pássaro, assim como acontecia na história original.

Alice Cooper se sai muito bem narrando a história. Faz diferentes vozes. Utiliza-se de diferentes entonações. Narra no tempo certo. É como se estivéssemos ouvindo um desenho animado. Por vezes, até nos esquecemos que estamos ouvindo um astro do rock contar uma história infantil. “Escutei a história pela primeira vez em Detroit. Devia ter uns 5 ou 6 anos. Minha mãe costumava tocar o disco para mim. Imediatamente, era transportado para outro mundo. Foi muito divertido, para mim, fazer algo diferente, depois de 50 anos nesse negócio. E  eu amo o fato do personagem ter progredido”, declarou o cantor em nota oficial.

A nova historinha também foi lançada no idioma de seu criador, realizada por Campino, um cantor russo. No Brasil, entretanto, a versão que chega às lojas é a versão em inglês com Alice Cooper. Lembrando que o encarte não traz a história por escrito, nem em inglês, nem em português. Portanto, se você não tiver um bom domínio da língua inglesa, terá grandes dificuldades de compreender a história. Se você tem um bom domínio do idioma e gosta de ouvir coisas diferentes (afinal, esse disco deve ser encarado como um disco infantil), o registro é interessantíssimo. Achei a audição bem intrigante, mas é por sua conta e risco.

Nota: 9,0 / 10,0
Status: Inteligente e bem produzido

Faixas:
      01)   Peter Arrives And Settles In Los Angeles
      02)   Peter´s Birthday
      03)   The Wolf Hunt Begins
      04)   Peter Builds The Robot
      05)   The Hunt Continues
      06)   Back At Grandfather´s Home
      07)   Peter Is Greeted By The Bird
      08)   The Duck Waddles Over
      09)   Peter Notices The Cat
      10)   Grandfather Warns Peter
      11)   The Wolf Reappears
      12)   The Duck Is Caught
      13)   The Wolf Stalks The Bird And The Cat
      14)   Peter Prepares To Catch The Wolf
      15)   The Bird Diverts The Wolf
      16)   Peter Catches The Wolf
      17)   The Paparazzi Arrive  
      18)   The Procession To The Zoo