quinta-feira, 3 de março de 2016

Mamonas Assassinas – Show Ao Vivo DVD



Por Davi Pascale

Ontem foi dia 2 de Março. Uma data lembrada por milhares de brasileiros como um momento de tristeza, de luto. Foi no dia 2 de Março de 1996 que o avião dos Mamonas Assassinas caiu na Serra da Cantareira. Fui (e ainda sou) um fã dos Mamonas. Portanto, não tinha como deixar a data passar batida. Já havia feito um texto em 2014 homenageando os garotos, portanto, para não ficar repetitivo decidi fazer diferente e relembrar um DVD do grupo. Confere aí...

O sucesso dos garotos de Guarulhos foi curto, mas foi intenso. Quem viveu, não esquece. O impacto que causaram na juventude foi grande. A fórmula estava certinha. Criaram um som deles, tinham um visual diferenciado, eram extremamente competentes, carismáticos e não tinham ataques de estrelismo. Os shows eram simples, mas alegres e muito bem montados. Mais uma vez, quem viveu a experiência, não esquece.

Por conta de sua carreira ter sido curta – 1 disco e 6 meses de sucesso – os registros de imagens são extremamente limitados. Uma prova disso são os documentários ou especiais de TV homenageando os garotos. Sempre com inúmeras imagens do especial MTV Na Estrada. Complementadas com suas aparições no Faustão, no programa do Gugu, do programa do Jô, do Programa Livre e dos clipes. Raramente aparece algo diferente disso. Portanto, quando esse DVD chegou às lojas, muitas pegavam a fita com os olhos brilhando.

Não era por menos. Oficialmente, o único vídeo à venda havia sido o especial MTV Na Estrada, lançado em VHS e DVD. Os garotos tocando ao vivo, somente gravações caseiras dos programas citados acima. Claro que por ser um produto póstumo, as gravações aqui também nasceram como caseiras, mas são imagens que nunca haviam sido vistas pelo grande público até então. Saídas do arquivo familiar.

Fita traz show quase na íntegra

Em 6 de Janeiro de 1996, os 5 rapazes de Guarulhos subiram ao palco do Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini, em comemoração aos 100 anos de Valinhos. O irreverente grupo levou 33.000 pessoas à loucura por aproximadamente 1 hora. É exatamente esse o show que está apresentado aqui. A qualidade de imagem é muito boa. O som, contudo, é razoável. Afinal, o concerto não foi gravado com a intenção de ser lançado. Apenas com a intenção de ser uma lembrança para os músicos.

Infelizmente, a apresentação inicia na segunda música “Chopis Centis”, mas aqui já dá para sacar a catarse que era apresentação dos rapazes (as meninas ficavam histéricas e a plateia sabia todas as letras de cor) e o profissionalismo dos músicos. Nenhum deslize por conta dos garotos. A produção de palco era simples, mas os caras tiravam de letra. Dinho se utilizava de vários artifícios visuais. Um boné de jacarezinho em “Mundo Animal”, vestido e peruca em “Robocop Gay”, sunga e chapéu de toureiro em “Bois Don´t Cry”, bigodinho em “Vira-Vira” e por aí vai...

Justamente por serem um grupo cômico, esperava-se uma postura mais escrachada. E os músicos não deixavam barato. Rolavam várias piadas entre os músicos e brincadeiras com o público. Musicalmente falando, destacavam-se o guitarrista Bento Hinoto e o baterista Sérgio Reoli. Outro grande destaque era o cantor Dinho. Afinado e extremamente carismático. Para quem teve a oportunidade de vê-los em ação, o DVD se torna uma aventura emocionante. A nostalgia se torna ainda maior.

No material extra, trazem algumas (poucas) imagens feitas pelos próprios músicos durante as viagens com a banda, mas o grande destaque é a versão de “Cabeça de Bagre II” (a canção que havia sido cortada no filme principal), gravada no extinto Olympia em SP. Acredito que esta ainda seja a melhor maneira de se lembrar dos garotos. Assistindo eles tocando com uma postura alegre, irreverente e contagiante. Para quem viveu a febre, não há lembrança melhor do que essa.

Nota: 9,0 / 10,0
Status: Emocionante

Faixas:
      01)   Chopis Centis
      02)   Jumento Celestino
      03)   1406
      04)   Mundo Animal
      05)   Vira-Vira
      06)   Sabão Crá-Crá
      07)   Robocop Gay
      08)   Debil Metal
      09)   Boys Don´t Cry
      10)   Uma Arlinda Mulher
      11)   Lá Vem o Alemão
      12)   Sábado de Sol
      13)   Pelados em Santos
      14)   Vira Vira
      15)   Cabeça de Bagre II (Olympia) 
      16)   Bastidores da Fama