segunda-feira, 21 de março de 2016

Dream Theater – The Astonishing (2016):



Por Davi Pascale

Novo álbum do Dream Theater chega às lojas brasileiras. Disco mantém nível de excelência dos músicos e traz algumas novidades. O trabalho deve dividir opiniões.

Comecei a acompanhar o Dream Theater quando eles lançaram o Images And Words, por indicação de um lojista da Aqualung (Galeria do Rock). Vim de lá para cá, acompanhando cada CD, cada VHS. Mais tarde, cada DVD. Embora considere Mike Mangini um excelente músico, sinto falta do Mike Portnoy. Principalmente no aspecto de composição, mas vamos lá...

The Astonishing é um pouco diferente daquilo que costumamos esperar do Dream Theater. Conta com coros, orquestrações, uma sonoridade mais limpa e com alguns momentos épicos. Considero-o mais próximo de uma Opera Rock do que um álbum de Prog Metal. Acho bacana quando o artista sai da zona de conforto. Quando dá a cara para bater.

Quando foi anunciado a relação das músicas e vi que se tratava de um projeto conceitual, imaginava que explorariam bastante o universo das vinhetas e manteriam as músicas longas. Essa é a primeira mudança. São pouquíssimos interludes. As músicas estão, em sua maioria, mais curtas mesmo. Nenhuma canção aqui com 15, 20, 30 minutos.

Outra mudança que notei foi o trabalho vocal de James LaBrie, explorando uma região mais baixa, sem atacar tanto a voz para cima. Mike Mangini, por outro lado, continuo esperando a revolução. Tem uma puta técnica, segurou muito bem a difícil tarefa de substituir Portnoy, mas em relação à criação me deixa a desejar. Me dá a impressão que cria pensando ‘o que Portnoy faria aqui’. Falta algo para marcar o território dele. Também gostaria de um maior cuidado na hora de registrar o som dos pratos.

Dream Theater solta álbum duplo conceitual

Como disse, o CD é conceitual. A história foi criada pelo guitarrista John Petrucci. Falando em linhas gerais, tudo ocorre em 2285. Nesse mundo imaginário, controlado pelo Grande Império do Norte, a música é totalmente criada por máquinas. Os humanos não têm mais influência na música produzida. E um grupo de rebeldes vai tentar tomar o lugar. O tema é bem atual. Realmente a música vêm ficando cada vez mais mecânica. Até mesmo nos métodos de gravação. Hoje em dia, é comum cada um gravar na sua cidade, em estúdios diferentes e mandar a gravação por e-mail. Algo inimaginável no início do rock n roll quando os músicos gravavam tocando ao vivo, um de frente para o outro. Entretanto, do jeito que a história foi construída, senti uma influência de 2112 (Rush). Será viagem minha ou será que a ideia nasceu daí?

Embora seja um álbum duplo, não é muuuuito longo. Pouco mais de 2horas. Dos álbuns realizados com Mike Mangini, esse foi o que mais me agradou. Já dos trabalhos conceituais, continuo considerando Metropolis Part 2: Scenes From a Memory, a melhor aventura dos garotos no gênero. O disco, contudo, é bem legal. Trabalho muito bem arranjado. Vale a pena ouvir com atenção acompanhando os detalhes, lendo as letras com calma. Existem vários momentos que são uma verdadeira viagem.

Justamente por essa abordagem mais diferenciada (vocal mais na manha, bastante momentos calmos, coros, influência épica, etc) acredito que muitos fãs irão torcer o nariz em um primeiro momento. O CD é bom, mas requer uma audição mais cuidadosa. Momentos de destaque: “The Gift of Music”, “Chosen”, “A New Beginning”, “Moment of Betrayal”, “ The Walking Shadow” e “Our New World”.

Nota: 7,5 / 10,0
Status: Diferenciado.

Faixas:
CD 01:
      01)   Descent Of The Nomacs
      02)   Dystoipian Overture
      03)   The Gift Of Music
      04)   The Answer
      05)   A Better Life
      06)   Lord Nafaryus
      07)   A Savior In The Square
      08)   When Your Time Has Come
      09)   Act Of Faythe
      10)   Three Days
      11)   The Hovering Sojourn
      12)   Brother, Can You Hear Me?
      13)   A Life Left Behind
      14)   Ravenskill
      15)   Chosen
      16)   A Tempting Offer
      17)   Digital Discord
      18)   The X Aspect
      19)   A New Beginning
      20)   The Road to Revolution

CD 02:
      01)   2285 Entr´Acte
      02)   Momento f Betrayal
      03)   Heaven´s Cove
      04)   Begin Again
      05)   The Path That Divides
      06)   Machine Chatter
      07)   The Walking Shadow
      08)   My Last Farewell
      09)   Losing Faythe
      10)   Whispers On The Wind
      11)   Hymn Of a Thousand Voices
      12)   Our New World
      13)   Power Down 
      14)   Astonishing