segunda-feira, 28 de março de 2016

Rolling Stones – Past Masters (2016):



Por Davi Pascale

Nunca se viu tantos produtos relacionados aos Rolling Stones, nas lojas brasileiras, quanto agora. Não é segredo para ninguém que as gravadoras aproveitam as passagens dos músicos pelo país para ganhar um cascalho. Seja retirando produto do estoque e retornando às prateleiras. Seja lançando material naquele período. E as gravadoras pequenas fazem o mesmo.

Past Masters foi lançado por uma gravadora que atende pelo nome de Musik Brothers. Não preciso nem perder meu tempo em dizer que essa não é a gravadora que lança os álbuns dos Stones, certo? Entretanto, há muitos lançamentos bem interessantes dentro desse circuito alternativo. Esse é um deles e é bem fácil de ser encontrado. Está em todas as lojas. Até mesmo nas Saraivas da vida.

Afinal, o que temos de tão especial aqui? Não se trata das músicas que saíram nos compactos do grupo britânico, assim como ocorre na coletânea dupla de mesmo nome dos 4 rapazes de Liverpool. As músicas que haviam sido lançadas nesses disquinhos e não haviam entrado em seus LP´s já foram lançadas em coletâneas ao longo dos anos. A que mais gosto é o box triplo The London Years. O que temos aqui é material inédito do Rolling Stones, focado na primeira fase do grupo. Ou seja, na fase Brian Jones.

As primeiras 11 faixas do disco são músicas que haviam sido gravadas pelos Stones, mas nunca haviam sido lançadas oficialmente. Algumas haviam sido escritas para outros artistas. Caso de “It Should Be You” (segundo Mick Jagger, a primeira música que escreveu ao lado de Keith Richards) “Some Things Just Stuck In Your Mind” e “My Only Girl” (gravadas por George Bean, Dick & Dee Dee e Gene Pitney, respectivamente). Aqui, registradas na voz de seus criadores. “We Were Falling In Love” e “Leave Me Alone” também eram pedidos de seu empresário Andrew Oldham para que pudesse vendê-las para outros músicos. Mas, por algum motivo, não foram gravadas e ficaram perdidas por aí.

Disco traz raridades da fase Brian Jones

Há ainda músicas que os Stones haviam escrito para seus próprios discos, mas na ultima hora resolveram deixar de fora. Caso de “Goodbye Girl”, uma das poucas escritas por Bill Wyman. Há gravações dos Stones na Chess Records homenageando seus grandes ídolos. Caso de “Key To The Highway” de Charlie Segar, “Meet Me In The Bottom” de Willie Dixon e “Go Home” de Arthur Alexander. Sem contar em “Andrew´s Blues”, uma brincadeira de estúdio que nunca deveria ter visto a luz do dia, com os garotos sacaneando seu empresário com uma letra bem irreverente. Justamente por se tratar dos anos iniciais, o som aqui é cru, visceral e altamente influenciado pelo blues.

Completam o disco várias gravações ao vivo, ocorridas entre 1964 e 1965. Performances extremamente honestas e cativantes, onde podemos ouvir a empolgação dos músicos e a histeria das fãs. Pintam por aqui, clássicos como “Carol”, “It´s All Over Now”, “Around and Around”, “Time Is On My Side”, “The Last Time” e “I Just Want To Make Love To You”.

Nos registros ao vivo, a qualidade de som varia um pouquinho, mas na maior parte do tempo é excelente. Mais limpo e mais na cara do que a gravação do histórico Got Live If You Want It. Único registro ao vivo desse período. As faixas de estúdio o som é perfeito! Para quem curte aquele Stones mais visceral, mais sujo, com dois pés no blues, o disco é essencial. Compre, antes que suma do mercado.

Nota: 8,0 / 10,0
Status: Visceral

Faixas:

CD 1:
      01)   Key To The Highway
      02)   Meet Me In The Bottom
      03)   Go Home Girl  
      04)   It Should Be You 
      05)   Andrew´s Blues
      06)   Some Things Just Stick In Your Mind
      07)   Stewed And Keeped (Brian´s Blues)
      08)   We Were Falling In Love
      09)   Leave Me Alone
      10)   Goodbye Girl
      11)   My Only Girl (That Girl Belongs To Yesterday)
      12)   Off The Hook
      13)   The Last Time
      14)   I´m Alright

CD 2:
      01)   Carol
      02)   It´s All Over Now
      03)   Everybody Needs Somebody To Love
      04)   Not Fade Away
      05)   I Just Want To Make Love To You
      06)   Around And Around
      07)   I´m Moving On
      08)   Time Is On My Side
      09)   Confessin´ The Blues
      10)   If You Need Me
      11)   Little By Little
      12)   Hi-Hell Sneakers
      13)   Mona (I Need Your Baby) 
      14)   Down The Road Apiece