quarta-feira, 6 de abril de 2016

Jani Lane – Catch a Falling Star (2016):





Por Davi Pascale

Chega ao mercado coletânea de covers do falecido vocalista do Warrant. Álbum prova que o rapaz era realmente um ótimo cantor, ao mesmo tempo em que diverte e emociona.

Jani Lane ficou famoso nos anos 80 ao liderar um grupo de hard rock chamado Warrant. Ao lado deles, emplacou hits como “Downboys”, “Cherry Pie” e “Heaven” nas paradas. Em 11 de Agosto de 2011, o rapaz foi encontrado morto em um hotel da California, aos 47 anos de idade, vítima da bebida alcoólica. Estava o contrário do que era quando atingiu a popularidade. Cabelos ralos, um pouco inchado. A notícia de sua morte prematura chocou os fãs. Inclusive eu que tive a oportunidade de assisti-lo e conhecê-lo durante sua única passagem no Brasil em 1997. Quase 5 anos depois de sua partida, chega às lojas esse disco em CD e vinil.

Catch a Falling Star é uma coletânea, mas não de material do Warrant e nem de gravações inéditas. O disco criado pela Cleopatra Records compila as músicas que o rapaz gravou para os álbuns tributos criados pelo selo. Ou seja, temos aqui o músico revivendo músicas de Led Zeppelin, Van Halen, Ufo, Bon Jovi, Judas Priest...

Por ser compilação de álbuns tributos, temos uma formação diferente à cada faixa. Em discos desse tipo, são formados times estelares para gravar apenas 1 ou 2 músicas do disco. Dois músicos que aparecem aqui e merecem ser destacados são Jake E Lee (Ozzy Osbourne) e Chris Holmes (W.A.S.P.). Existem discos bem legais nesse formato. Em relação à suas performances, Jani Lane sempre teve uma boa voz e sempre teve consciência de seu alcance. Logo, o trabalho vocal dele aqui vai do correto ao excelente. Nenhuma faixa com trabalho que possa ser considerada ruim.

Jani Lane e eu em 1997

As corretas ficam por conta das suas versões de “Electric Eye” (Judas Priest) e “The Ocean” (Led Zeppelin). Definitivamente, não fez feio, mas está longe dos cantores originais. Mas, ok, Robert Plant e Rob Halford são considerados ícones e isso não é à toa. Em músicas como “Photograph” (Def Leppard), “Doctor Doctor” (Ufo) e “No Surprise” (Aerosmith) o cara rouba a cena. E vamos admitir que cantar Steven Tyler também não é fácil. Não disse que o cara era bom? Para aqueles que acompanharam o sucesso do Warrant, vale checar com atenção a versão de “Lay Your Hands On Me” (Bon Jovi), que conta com a presença de Erik Turner e Jerry Dixon. Guitarrista e baixista do grupo, respectivamente. A maioria das faixas aqui foram gravadas respeitando os arranjos originais. Não temos aqui aqueles remixes malucos que apareceram em alguns discos do selo.

Jani Lane, antes de ser um rockstar, era um fã de rock n roll. Diversas vezes chegou a incluir covers nos shows do Warrant. Nas versões aqui presentes, Jani transpirava alegria e estava com a voz em dia. E é assim que devemos nos lembrar dele. Como um grande cantor. Disco bem divertido que ajuda a matar a saudade. Espero que algum dia chegue ao mercado o seu projeto Jabberwocky. O disco é muito bom. Seus fãs precisam conhecê-lo. Até lá, vamos nos lembrando de momentos como esse.

Nota: 7,5 / 10,0
Status: Divertido e nostálgico

Faixas:
      01)   I Want You To Want Me c/ Ryan Roxie
      02)   Panama
      03)   Photograph
      04)   The Ocean
      05)   Doctor Doctor
      06)   Electric Eye
      07)   Free For All c/ Jake E. Lee
      08)   No Surprise c/ Chris Holmes  
      09)   Lay Your Hands On Me c/ Erik Turner e Jerry Dixon