quinta-feira, 7 de abril de 2016

Doro Pesch And Warlock – Legends of Rock Live (2002):



Por Davi Pascale

Resolvi comentar hoje de mais um vídeo clássico do heavy metal. Esse é daquela série que todo fã de metal que se preze deve ter em sua estante. E o mais bacana de tudo, vira e mexe ele é relançado. Ou seja, não é um produto difícil de se encontrar.

Esse material foi lançado na época, em VHS, com o nome de Metal Racer, pela gravadora Polygram. Como existem problemas de registros com o nome da banda (essa foi a real causa do fim do grupo) e atualmente a cantora é mais popular do que o conjunto, o vídeo voltou ao mercado como Doro Pesch & Warlock.

O que temos aqui é simplesmente histórico. Em 29 de Maio de 1985, o segundo LP do Warlock, Hellbound, chegava às lojas. Foi com esse álbum que o grupo começou a fazer barulho na cena. Na formação, além da belíssima Doro Pesch, tínhamos a presença do guitarrista Peter Szigeti e do baixista Frank Rittel. Dois anos mais tarde, a dupla se uniria ao lendário Udo Dirskschneider (Accept) e gravariam o, hoje cultuado, Animal House.

Gravado em Londres, no Camden Palace, em 1985, a apresentação é empolgante e extremamente honesta. Não há base pré-gravada, não há overdubs, o que você ouve aqui é exatamente o som que tiraram no dia. Os backing vocals também eram mínimos. Doro segurava o show inteiro praticamente sozinha e não perdia o fôlego. Aliás, o pique dela ainda é impressionante. Tive a oportunidade de assisti-la 2 vezes e em ambas as ocasiões ela levou o show até o fim atacando a voz para cima o tempo todo. Realmente, de tirar o chapéu.

Capa do VHS original
Aqui é ainda mais impressionante. Já que nessa época cantava um pouco mais gritado. Tudo bem, o show era relativamente curto, 1 hora cravada, ela era mais jovem, mas mesmo assim, não era uma situação fácil. Os músicos eram excelentes. Michael Eurich sentava a mão na bateria. A dupla Rudy Graf e Peter Szigeti funcionava muito bem. Os dois eram bons de solo, se bem que quem mais me impressiona nesse show é mesmo Peter.

Para quem não conhece o som do grupo, o Warlock fazia um heavy metal tradicional com altas influências de grupos como Accept, Judas Priest e afins. A guitarra falava alto. Os riffs eram contagiantes, os solos velozes. Particularmente, acho o Hellbound um puta disco.

O set é focado em seu segundo álbum, apenas 2 músicas ficaram de fora, mas seu debut Burning The Witches não foi esquecido. Além da faixa-título, marcam presença faixas como “Metal Racer”, “Hateful Guy” e a balada “Without You”. O visual era o figurino da época. Cabelos volumosos, utensílios de couro, coletes, roupa coladíssima no corpo. Produção de palco não existia. Eram os músicos, os equipamentos e nada mais. Os pontos altos ficam por conta das faixas “Earthshaker Rock”, “Hellbound”, “Shout It Out”, “All Night” e “Burning The Witches”.

A minha edição é essa que atende pelo nome de Legends of Rock Live, mas foi relançado várias vezes. Com capas e nomes diferentes. Uma versão recente e ainda fácil de se encontrar é uma que atende pelo nome de Doro & Warlock Live From London. É a mesma fita. No vídeo, não há extras. Apenas o show, mas já é o suficiente para trazer nostalgia à quem viveu a época e impressionar quem for assistir pela primeira vez. Showzaço!

Nota: 10,0 / 10,0
Status: Clássico

Faixas:
      01)   Out of Control
      02)   Earthshaker Rock
      03)   Metal Racer
      04)   Wratchild
      05)   Hellbound
      06)   Holding Me
      07)   Shout it Out
      08)   Evil
      09)   Without You
      10)   Hateful Guy
      11)   All Night
      12)   Burning The Witches 
      13)   Time to Die