sexta-feira, 8 de abril de 2016

Paulo Ricardo – Novo Álbum (2016):



Por Davi Pascale

Há alguns dias havia noticiado sobre o novo disco, a nova tour, aqui em nossa página. Havia prometido escrever sobre o disco, assim que estivesse com ele em mãos. Vamos lá...

Poucas pessoas, como eu, vem o acompanhando de perto, desde seus tempos de RPM. Uma boa parte do público, virou as costas para o cantor em determinado momento de sua trajetória. Não os culpo. Nos anos 90, Paulo Ricardo se arriscou em uma carreira de cantor romântico, assim como seu ídolo Roberto Carlos. Se arriscar um caminho 100% popular já é algo perigoso para quem iniciou sua trajetória no rock, tudo piorava ainda mais quando declarava nas entrevistas que não sentia falta do RPM, que aquilo era página virada. Vários fãs sentiram-se traídos.

Essa não foi a última polêmica de sua carreira. Após uma bem-sucedida turnê de volta às ativas do RPM em 2001/2002, a qual tive a oportunidade de assistir no extinto Olympia, a banda simplesmente encerrou suas atividades do nada. Nova briga, velhos problemas. Ego e grana impediram o grupo de seguir adiante.

Paulo Ricardo jura de pé juntos que o RPM não acabou novamente. Que esse é um trabalho em paralelo à banda. O tempo dirá. Independente das polêmicas, Paulo sempre foi um artista talentoso. Ótima presença de palco, excelente cantor, bom letrista, bom compositor. Nos seus discos, já flertou com a new wave, com o hard rock, com o eletrônico, com a MPB. Afinal, o que podemos esperar de Novo Álbum?

Novo álbum transita entre o pop, o rock e o dance
Se tivesse que utilizar um único termo para definir esse trabalho seria pop. Assim como o estilo não tem uma fórmula única, uma sonoridade única, suas músicas aqui também não. Paulo Ricardo Medeiros brinca com diversas sonoridades no álbum. As faixas mais rock n´ roll são as duas primeiras: “Novo Single” e “Raios X”. A faixa que abre o disco traz uma crítica à nova forma de se vender músicas, através das plataformas digitais. “Raios X” traz guitarras distorcidas, vocais gritados nos remetendo aos seus primeiros anos de artista solo. A letra versa sobre amor. É uma das mais fortes do novo disco.

Em seguida, entramos na segunda parte do disco. A parte das baladas. O bacana é que as baladas não são melosas. São baladas roqueiras. Dá sequência, assim, ao seu trabalho anterior, o (bom) Prisma. “Tanta Coisa” traz um arranjo à la U2. “Sexy” traz um violão inspirado na nossa MPB. “Como Você” conta com uma batida animada e apresenta um coro gospel por trás. Já havia feito essa brincadeira na releitura de “Eu Só Tenho Um Caminho” (Amor de Verdade). Em ambas as músicas, a brincadeira funcionou muito bem. “Isabela” é uma bonita homenagem à sua filhinha de 3 anos.

Começamos a entrar na reta final do CD. O momento em que flerta com os beats. “Eu Não Sei” traz o elemento bem de leve. A faixa traz o músico brincando com o falsete, nos remetendo à grupos como Coldplay. “Juntos” e a nova versão de “Vida Real” são faixas criadas para tocarem nas pistas de dança. Criadas a partir de programações, levadas de dance music, sem guitarras, sem baixo. Até tem a ver, já que o músico despontou depois de ter suas músicas sendo tocadas nas discotecas. “Juntos” atende bem o objetivo. A nova versão do tema do BBB, não gostei. Ainda prefiro a original.

Novo Álbum é um disco bacana, mas só é recomendado à quem já tem uma certa afinidade com sua trajetória. Para quem quer começar a descobrir sua carreira-solo, indico Psicotrópico (para quem quer conhecer sua fase rock) e O Amor Me Escolheu (para aqueles que curtem seu lado romântico). Se você é um fã do Paulo, contudo, tende a curtir o novo trabalho, já que são aventuras costumeiras em sua discografia. Em resumo, o trabalho é bem feito, tem a cara do cantor, mas não dá para considera-lo uma volta ao rock. Vá com calma...

Nota: 7,5 / 10,0
Status: Variado

Faixas:
      01)   Novo Single
      02)   Raios-X
      03)   Isabela
      04)   Como Você
      05)   Sexy
      06)   Eu e Você (O X Da Questão)
      07)   Tanta Coisa
      08)   Eu Não Sei
      09)   Vida Nova
      10)   Juntos 
      11)   Vida Real (BBB 2016)