domingo, 17 de abril de 2016

A confirmação de Axl no AC/DC





Por Davi Pascale

Já tem algum tempo que o boato se espalhou na internet. Alguns choraram de raiva, outros choraram de alegria. Só que agora é oficial. O AC/DC confirmou ontem que Axl Rose será o cantor que irá ajudar a terminar a turnê. A polêmica voltou a tomar contar da internet.

Um dos grandes problemas da internet é que qualquer um pode escrever o que quiser a qualquer hora. O problema que vejo nisso não é na parte de opinião contrária. Isso faz parte da vida. O problema é gente que sai comentando sem ler. Algo que está cada vez mais comum. Sem contar sites que fazem chamadas sensacionalistas. Tem muita gente que forma sua opinião pelo título da matéria. Daí, já viu...

Se você odeia Axl Rose, pode ficar calmo. Ele não entrou oficialmente no AC/DC. Sim, tem site divulgando que ele é o novo cantor da banda. Quem leu a carta com atenção, entendeu claramente que a ideia dos músicos é terminar a turnê que já estava em andamento quando Brian Johnson resolveu se afastar para não perder sua audição em definitivo. Ele é apenas um músico convidado que irá ajudá-los à concluir a turnê. Daí pra frente, só Deus sabe o que irá acontecer. A banda ainda não pronunciou sequer se irão continuar na atividade pós-turnê ou não...

Outra situação que está sendo bem comentada. Por que Axl Rose? Por que não convidar o cantor do Accept, do Krokus, do Airbourne, do Jackyl? Todos esses caras cantam em um estilo bem similar ao Brian Johnson, é verdade. E cantam muito bem, fato! Mas talvez o grande problema esteja justamente aí. Provavelmente quiseram pegar alguém com estilo diferente para evitar comparação. Ou simplesmente para fazer sentido. Brian Johnson quando entrou na banda trouxe sangue novo ao grupo. Veio com um novo estilo, não veio na onda do Bon Scott. Por que fariam o contrário agora?

Sem contar do lado comercial. Axl Rose é o famoso artista ame ou odeie. Tem uma leva de seguidores enorme. O nome dele é meio que uma marca. Atrai mídia, atrai grana. Alguma duvida de que a nova etapa da turnê do AC/DC será comentada em todo canto? Ou de que renderá enorme quantia de dinheiro? A venda de ingressos já está mais do que garantida. Do ponto de vista comercial, a decisão é genial!

O único fator que me preocupa nessa reunião é a voz de Axl. As músicas do AC/DC são bem altas e o rapaz não tem mais a potência vocal que tinha na década de 80 e 90. Será que ele vai dar conta do recado? Vamos esperar para ver o que vem por aí. Pode surpreender ou pode decepcionar. De todo modo, temos a certeza de que os shows do AC/DC continuarão divertidos e barulhentos.