terça-feira, 26 de abril de 2016

Dead Daisies – Revolución (2015):





Por Davi Pascale

Dead Daisies tem um conceito diferente. Criado em 2012, pelo guitarrista David Lowy e o cantor Jon Stevens, a ideia não é ser uma formação fixa, mas sim rotativa. Ou seja, de tempos em tempos, mudam-se os integrantes, mas se mantém o ideal: fazer hard rock altamente influenciado pelos anos 70 com uma pitada do início dos anos 80.

As formações são praticamente supergroups. Grandes nomes como John Tempesta (Testament, Exodus) e Darryl Jones (Rolling Stones) já passaram por aqui. Nesse álbum de 2015, o cast era: John Corabi (Motley Crue, Union) nos vocais, David Lowy na guitarra base, Richard Fortus (Guns n´ Roses) na guitarra solo, Marco Mendoza (Black Star Riders, Thin Lizzy) no baixo, Dizzy Reed (Guns n´ Roses) no teclado e Brian Tichy (Whitesnake, Pride & Glory) na bateria.

Os caras realmente entregam o que prometem. O que temos aqui é um hard rock no seu princípio mais básico. Refrãos pegajosos, excelentes riffs com altas referências de blues/soul, bateria reta, vocal contagiante.

A maior parte do material é autoral. Temos 2 covers aqui: “Midnight Moses” (The Sensational Alex Harvey Band) e “Evil”. Sim, o velho blues de Howlin´ Wolf com uma dose extra de peso. Não dá para dizer que a ideia de reviver esse som é original porque o Danzig e o Widowmaker fizeram o mesmo nos anos 90, mas a faixa está muito bem gravada e, certamente, é bem divertida.

Supergroup apresenta excelente álbum com referências da década de 70
 
“Looking For The One” é a que contem uma pegada mais bluesy. Curiosamente, a música nasceu da cabeça do tecladista Dizzy Reed e não de algum guitarrista, como é esperado nesse tipo de faixa. “With You And I” conta com uma pegada funkeada, trazendo inclusive o famoso talk box que músicos como Joe Perry (Aerosmith) e Peter Frampton (Humble Pie) tanto gostam. Mas das funkeadas, a que mais me chamou a atenção foi “Get Up, Get Ready” que apresenta uma pegada meio Grand Funk Railroad, meio ‘Purple Come Taste The Band’.

Como todo bom grupo de hard rock, não poderiam faltar as famosas baladas. Temos algumas aqui. Vale destacar a beatle “Sleep” e a power ballad “Something I Said” que conta com um ótimo riff, além de um contagiante coro gospel. Sacada genial!

Muitas bandas dos anos 80, além do hard/glam dos anos 70, também bebiam da fonte do punk. Isso era perceptível em trabalhos de diversos artistas como L.A. Guns, Guns n´ Roses e até mesmo Faster Pussycat. Essa vibe punk aparece com força em “Devil Out Of Time”. Uma sonoridade meia Backyard Babies, para trazer para a linguagem de hoje.

 A faixa de abertura “Mexico” traz um clima de festa, assim como a que encerra a versão digital “Last Night”. Não sei como deixaram essa música de fora do disco físico. Clima Stones total. Dead Daisies entregou um álbum super bem produzido e repleto de faixas que em outros tempos se tornariam hits. Se vocês curte rock dos anos 70 pode ir sem medo de ser feliz.

Nota: 10,0 / 10,0
Status: Empolgante

Faixas:
      01)   Mexico
      02)   Evil
      03)   Looking For The One
      04)   Empty Heart (c/ Jimmy Barnes)
      05)   Make The Best Of It
      06)   Something I Said
      07)   Get Up, Get Ready
      08)   With You And I
      09)   Sleep
      10)   My Time
      11)   Midnight Moses
      12)   Devil Out Of Time
      13)   Critical
      14)   Leave The Truth Behind  
      15)   Last Night